EBD II aulas Proposta: Analise sua igreja e veja se observa
os princípios de uma ESCOLA BIBLICA DOMINICAL EFICAZ
À vista dos princípios apresentados nas aulas para EBD eficaz , percebo que, no tempo em que fiz este curso em linhas gerais, a igreja que freqüento _ Igreja Cristã , Aclimação, São Paulo _ SP
_ observa-os, em linhas gerais.
Programação geral - atende às necessidades dos membros quanto à
duração, horário e divisão de classes.
Todos têm senso de responsabilidade e o entrosamento entre departamentos é fácil, informal,
> por ser igreja pequena.
obs: Em igrejas com muitos membros, compete à liderança
1- organizar reuniões para receber informações de como anda a classe.
para se inteirar de dificuldades da classe
conhecer o conteúdo das lições: atual e o próximo
( ajuda muito ter revistas de apoio > ver APEC e ECEB)
motivos de orações / dificuldades gerais e pessoais
2- promover encontros informais: refeições na própria igreja
( cada um traz um prato doce ou salgado+ refrigerante, fazem café)
Encontram-se em algum restaurante de fácil aceso a todos
3- encontro de lideres de cada ministério e um encontro anual de todos os professores para compartilhar dificuldades, experiências, dar testemunhos pessoais, AGRADECER E LOUVAR a Deus
Departamento Infantil
critério para escolha de pessoal:
1-personalidade 2- vida pessoal (testemunho ) 3- formação_ 4- experiência
Importante: cada lider ter 2 ou 3 'discípulos'
Diretoria:
1- líder _ 2-cristã , cresceu nesta igreja, 3- psicóloga, fez APEC 4- Trabalha com crianças.
Música _ 2 cristã , 1-líder está nesta igreja desde a adolescência, 3-tem faculdade de música
4 leciona para crianças em escola secular e há muitíssimos anos na igreja, fez APEC-
É mãe da líder e lhe dá assessoria informal.
Professoras _ 2- são membros mais recentes, mas têm bom testemunho de vida
2 e 4 quase todas lecionam em escolas seculares e estão sob liderança competente.
Material a igreja fornece o material geral.
REVISTAS para CADA FAIXA ETÁRIA para cada aluno e professor,
Há um armário com material de escritório em geral: lápis, giz de cera, papéis, etc
Acervo de material de outras épócas : flanelógrafo, histórias bíblicas em geral da APEC
livro de corinhos
Condições físicas , tais como claridade, espaço, mobiliário, privacidade : OK
Obs: importante observar as condições físicas.
considerando que : 1- o ÓTIMO é inimigo do BOM
2- sempre se pode melhorar as condições com a colaboração de todos
3- melhor fazer nas condições que tem, do que não fazer
Em caso de imprevistos: tem zelador à disposição, todo o tempo
Pessoa: de boa vontade, com muitas habilidades
Tem expediente para resolver imprevistos
Função acudir o básico: suprir materiais,ajudar no necessário
Em casos complicados: tem fácil acesso aos diáconos / pastor
Por ser igreja pequena, tudo se resolve mais facilmente.
Departamento de Adultos_ divisão de classes, horário, duração : tudo OK
Se precisar de alguma coisa da secretaria ou alguma outro material como lousa, retro , o zelador prontamente atende de boa vontade.
Obs: Escola Bíblica Dominical tem a função de
> INSTRUIR os cristãos: informar, dar lição de casa, conferir, verificar.
incentivar pesquisa: ver > comentar > premiar
> Atender à necessidade da igreja local
> Adequar as lições ao nível da maioria: instrução escolar e crescimento espiritual
> A cada 3 meses, convém abranger ensino da Bíblia (livro)
da História,
de doutrinas básicas
de diretrizes de vida
Obs: Esta pode ser uma diretriz para programa a longo prazo
> Em círculos concêntricos
DIVISÃO DE CLASSES
1- Classes especiais: evangelismo e batismo
2- Em geral há classes mistas , se a igreja é pequena.
3- Em igrejas grandes, confome o número, separa em grupos de interesses:
Homens e mulheres, casais, senior.s( idosos)
NA REALIDADE ATUAL DA MINHA IGREJA: o único ponto que poderia ser melhorado, é na questão de método de ensino ( explanativo com Revistas da denominaçao) mas todos estão contentes como as coisas vêm sendo feitas: REVISTAS DA DENOMINAÇÃO.
e nem sei se eles sabem que há algo melhor
As aulas são apresentadas de forma explanativa.
Falando sobre ENSINO, tive saudades de minhas aulas do Normal...
Compartilho com você.s parte de um artigo sobre EBD
URGE ...
Conscientizar...(QUEM FAZ A OBRA) quanto à necessidade de se ensinar de FATO !
- princípios da Palavra que deverão ser sabidos na ponta da língua e vivenciados no cotidiano.
Escola Bíblica Dominical é para ser Escola Bíblica Técnica Dominical.
Os princípios apresentados são para serem sabidos e aplicados como os das escolas técnicas, com a mesma responsabilidade, senão a casa cai, pega fogo, há enchente, entupimentos, faz mal à saúde. Calam –se todos os telefones Há prejuízos materiais e danos físicos.
Enfim, “não saber” tais princípios leva a desastrosas conseqüências
Solução: Reformular as aulas, utilizando-se métodos básicos de ensino
Quais ? Aqueles que deveriam ser sabidos por qualquer pessoa que se propõe a ensinar qualquer coisa, desde culinária , corte e costura, até doutorado em física nuclear porque: ensina-SE seres humanos que APRENDEM DO MESMO MODO
- quer no 1O. ano primário, quer no último ano da mais difícil especialização.
A questão é _ Perdeu-se a noção do que é ensino
Ensinar é diferente de informar_ esta é área das comunicações: rádio, revistas, jornais, livros, palestras, simpósios, etc e tantos outros recursos disponíveis atualmente.
ENSINAR é fazer a pessoa aprender ADQUIRIR habilidade como ler,
- escrever, andar de bicicleta, nadar, dirigir, cozinhar, etc
a qual deverá desempenhar com certa facilidade que virá com a prática. Se for muito complicado, ou chato, o aluno desanima, desiste, sente-se inferiorizado, pensa:
_ Puxa ! não sou capaz, não dou para isso. Não é para mim.
* Ensinar é levar o aluno a superar se, de modo agradável
- é mostrar um caminho que , inicialmente trilhado junto com o professor, poderá ser levado adiante pelo aluno, através da vida, até onde ele conseguir chegar.
Ensinar é mostrar COMO se aprende
Desculpe, me empolguei, na próxima página, vamos ao que interessa.
MÉTODO DE ENSINO ou
Como dar uma aula para o aluno APRENDER .
1). MOTIVAÇÃO só se aprende se for despertado o interesse ,
atraída a atenção do aluno. Por que preciso saber isso ?
Qual sua importância ? Qual sua utilidade ? Quais seus efeitos benéficos , se souber
OU péssimos, se não souber.
Costuma-se começar uma aula apresentando-se uma questão ou contando um caso
- em que a aula traz a solução, mostra a solução
2_ APRESENTAÇÃO dos conceitos . Minha professora de desenho nos ensinou bem
[ ainda lembro, depois de 40 anos! ]
Qualquer apresentação dever ser SIMPLES - SINTÉTICA - SUGESTIVA
- para que se alcance o objetivo proposto , que é
Ensinar = fazer com que o outro aprenda.
a ) usar frases simples _ falar só o que interessa _ entremeado de ilustrações, exemplos,
_ auxiliados por recursos mnemônicos : siglas, esquemas, corinhos, cartazes, etc
Colocar esquema na lousa, falando o que escreve, enquanto o aluno COPIA no caderno
Fazer os alunos participarem: lendo versículos e fazendo perguntas que extraiam a experiência dos alunos e eles aprendam a compartilhá-las, ficando à vontade para dinamizar a aula com comentários : é sinal que o aluno está atento, interessado
- e interagindo com a matéria apresentada.
3 FIXAÇÃO- rever pontos básicos, na conclusão
Dar lição de casa _ sobre a matéria apresentada em classe !
Ex_ copiar versículos, achar tais conceitos em tal livro, trazer por escrito o que observou durante a semana sobre a prática do tema da aula, como o tema da aula fez diferença no seu cotidiano,.etc. Trazer material interessante sobre o assunto.
Na realidade, o aluno aprende ao fazer a lição de casa, daí,
ser importante de DAR. VER SE CADA UM FEZ e CORRIGIR NA LOUSA para cada um verificar SUA LIÇÃO se acertou_ se errou, copiar o correto.
4 VERIFICAÇÃO _ A cada 4 ou 6 aulas, ter um teste de avaliação;
tanto “técnico”, como _ versículos decorados, + questões sobre conhecimento da Bíblia,
quanto experimental, como
“O que aprendeu para si, como seu cotidiano foi enriquecido por estas aulas?
O que deu certo (ou não) pela vivência desses princípios?
O que vai resolver daqui em diante?
É preciso dar, para se receber : aulas dadas com tal procedimento, terá como reação dos alunos atitude participativa, animada, resultando no objetivo proposto:
- Ensinar = fazer com que o aluno aprenda
Para que isso ocorra, é preciso
a) visão da liderança de que Tal ensino não é utopia, é viável e possível de ser feito
b) requer pessoas habilitadas: qualquer um pode aprender esse jeito de dar aula,
BASTA QUERER !
Então, é preciso _
1- PESSOAS DISPOSTAS a “ encarar essa “
Realmente é desafio _ requer empenho, boa vontade e muuiita disposição
( amor a Cristo e às Suas ovelhas)
2- PESSOAS DISPONÍVEIS pois, atualmente, todos estão ocupados e “sem tempo “
_ para onde estão indo ? Todos cuidam do urgente _ e o importante ?
3-PESSOAS EMPENHADAS em fazer o melhor
Como exigir do outro o que não estou disposto a fazer ? Antigamente, ouvia-se dizer ...
‘Maldito o que faz a obra do Senhor relaxadamente’’ Jr 48.10
Hoje, alguém sabe que esse versículo está na Bíblia ?
O pensamento subliminar é : é aula para crentes_ eles têm que perdoar meus defeitos,
- desculpar deslizes, compreender ... relevar ... perdoar... aceitar tudo!
*Aula para crente, de qualquer jeito serve / É só para ocupar o tempo da programação
Esquecem e ignoram que o fazem --- para o Senhor ,
---- para edificação do corpo de Cristo,
--- para capacitar soldados que vão à guerra, e que podem ser abatidos se não lutarem cf as regras, nem tiverem preparo adequado para o “chumbo grosso” que vão encontrar pela frente.
Vivemos na era da mediocridade, e da auto suficiência:
Quem se empenha em aprender e fazer bem feito é considerado exibido
É de se admirar que a Igreja esteja morna ? Ap 3.20 J