CORPUS CHRISTI
No decorrer do ano, há muitos feriados... sempre bem vindos;
- para muitos, sinônimo de folga no trabalho e diversão.
- Mas, questão muito séria encontra-se por trás de alguns destes feriados, 'dias santos', por conseqüência consagrado a alguma entidade venerada por multidões; estes feriados são uma forma de devotar louvor ou veneração a personagens declarados como 'santos' pela igreja católica
J e NÃO no sentido estrito do termo nas Escrituras:
‘Sl 50.5 Congregai os meus santos, aqueles que
> fizeram comigo concerto com sacrifícios’ corr
Palavras de Jesus ao instituir a Ceia,
Mt 26.28 pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto,
> o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados.
1Co 11.25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
1Co 1.2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: ver tb Rm 1.7
Rm 8.27 (Deus) sabe qual é a intenção do Espírito: que ele,
> segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos’
J Todos os que creram em Cristo e O aceitaram como Salvador e Senhor são salvos: Chamados a uma vida santa (J separada do pecado ) separados para Deus, compromissados com as verdades de Deus que expressas de forma clara na Bíblia; o Espírito Santo esclarece ser incompatível com a fé verdadeira participar destas consagrações tradicionais em algumas cidades.( na forma de procissões )
’ E, na condição de separados que somos, é sábio declarar diante das trevas que anulamos em nome de Jesus Cristo, todo poder e autoridade constituída pelos homens às forças espirituais contra nossas vidas. O passo seguinte é procurarmos viver um dia, de muita vigilância e consagração ao Senhor (Mt 26.41), para que não sejamos atingidos pelo inimigo’ Obs: posição do autor Elias R. de Oliveira
- extr site www.vivos.com.br
Corpus Christi comemora VENERAÇÃO PELA HÓSTIA
J não comemora a Igreja – união dos salvos como corpo de Cristo
J é data adotada na Igreja Católica, para comemorar a CRENÇA na presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue (O Catolicismo declara que a hóstia, torna-se literalmente em Carne e Sangue do Senhor Jesus)
J chama-se TRANSUBSTANCIAÇÃO !
ORIGEM DESTA COMEMORAÇÃO : remonta ao século XII .pela necessidade de realçar a presença real do 'Cristo todo' no pão consagrado. Necessidade aliada ao desejo do homem medieval de 'contemplar' as coisas. Surgiu nesta época o costume de elevar a hóstia depois da consagração. Disseminava-se controvertida piedade eucarística
chegando ao ponto de pessoas irem à igreja mais para 'verem' a hóstia
-do que participar efetivamente da eucaristia
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, no domingo depois de Pentecostes
J então, fica ASSIM:
> Páscoa + 50 dias: PENTECOSTES ( descida do Espírito Santo, Atos 2 )
- domingo seguinte: comemora o dia da Santíssima Trindade e
Na quinta feira seguinte: dia da EUCARISTIA, é a verdade !
O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada antes de 1270.
Corpus Christi tomou seu caráter universal definitivo, 50 anos depois de Urbano IV, em 1313 quando o Papa Clemente V, confirmou a Bula de Urbano IV nas Constituições Clementinas do Corpus Júris, tornando a Festa da Eucaristia
- um dever canônico mundial.
Em 1317, o Papa João XXII publicou esse Corpus Júris com
o dever de levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.
Em 1545-1563 O Concílio de Trento por causa dos protestantes, da Reforma de Lutero, dos que negavam a presença real de Cristo na Eucaristia, fortaleceu o decreto da instituição da Festa de Corpus Christi, obrigando o clero a realizar a Procissão Eucarística pelas ruas da cidade, como ação de graças pelo dom supremo da Eucaristia e como manifestação pública da fé na presença real de Cristo
na Eucaristia
Em 1983, o novo Código de Direito Canônico – cânon 944 – mantém a obrigação de de se manifestar ‘o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia’ e ‘onde for possível, haja procissão pelas vias públicas’, mas os bispos escolham a melhor maneira de fazer isso, garantindo a participação do povo e a dignidade da manifestação.