zz
16 – Grande Fé
“Jesus lhe disse: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou curada” - Mt15.28
Quem não gostaria de ouvir o elogio que Jesus fez à mulher cananeia?! Além de ser mulher, ela não era de Israel; mesmo assim teve sua fé reconhecida e seu pedido atendido.
Mas para chegar neste final feliz, aconteceu um processo difícil. Esta mãe enfrentava uma dura luta com sua filha endemoninhada. Em seu desespero, procurou ajuda no lugar certo. Chamou Jesus de “Filho de Davi”, explicou sua causa e pediu humildemente (v.22).
Jesus respondeu com silêncio. E os discípulos, que deveriam acolher os que sofrem, rogaram que o Senhor a mandasse embora para que se calasse. Quando Jesus falou, explicou que seu ministério era dentro de Israel, dizendo não para a mulher.
Como reagir ao silêncio e ao ‘não’ de Deus? Como reagir às críticas? Esta mulher reagiu se prostrando e adorando o Senhor; e insistiu pedindo socorro novamente.
Jesus usou um ditado, dizendo que seu alvo eram os filhos, Israel. Sem desistir, a mulher afirmou que uma migalha da graça de Deus seria suficiente para mudar sua vida e salvar sua filha!
Concordamos com Jesus que ela tinha uma grande fé! Mas, como anda a nossa fé? Precisamos entender que uma grande fé é fruto de um processo, de uma caminhada com o Senhor.
Somos desafiados a perseverar diante do silêncio do Senhor, das críticas dos irmãos, dos ‘nãos’ do próprio Deus. Não é um processo fácil. Acima de tudo, somos desafiados a adorar mesmo quando não temos as respostas que buscamos, reconhecendo quem Deus é.
Ele é o único que pode nos socorrer. Podemos crer que uma ‘migalha’ da sua graça faz maravilhas em nós!
zz