15 xts x
xxxxx Integridade
“Ele disse: “Vamos encontrar-nos na casa de Deus, no templo, a portas fechadas, pois estão querendo matá-lo; eles virão esta noite”... Percebi que Deus não o tinha enviado... Ele tinha sido pago para me intimidar, a fim de que eu cometesse um pecado agindo daquela maneira, e então eles poderiam difamar-me e desacreditar-me.” (Neemias 6:10b,12a,13)
Acredito que a arma mais mortal de Satanás para neutralizar a eficácia de um líder é fazê-lo comprometer a sua integridade. Esta estratégia diabólica tem efeito devastador e no entanto pode passar despercebida pela maioria das pessoas envolvidas, só mostrando seus efeitos quando já é tarde para recuperar tanto o líder como o projeto.
Neemias estava ciente das intenções de seus inimigos e dos adversários do seu projeto.
A reconstrução dos muros era apenas a primeira fase de um projeto mais amplo e os interesses de várias pessoas estavam sendo afetados. A tentativa de cessar a construção, desanimar e dispersar os trabalhadores pela intimidação não tinha dado resultado. Agora era hora de aplicar a próxima tática: provocar uma situação em que Neemias se tornasse culpado e eles pudessem manipulá-lo.
Era hora de quebrar a sua integridade.
Se Neemias tivesse se intimidado e dado ouvidos ao falso profeta teria cometido pecado e seus inimigos poderiam então manipulá-lo, ou exigindo que ele parasse a obra e fosse embora ou, como se faz muito nos dias atuais, deixando-o continuar mas com a condição de que ele fizesse as coisas de acordo com os interesses de seus adversários.
Um líder cuja integridade foi comprometida deveria imediatamente confessar o seu erro e pedir ajuda para que tanto a sua vida seja restaurada como para que a obra continue pela liderança de outros enquanto for necessário. A sua confiança no amor e cuidado de Deus deveria ser suficiente para ele saber que se o projeto é de Deus, Deus continuará a conduzi-lo da maneira que for preciso. Muitos líderes caem na armadilha de achar que é melhor dar um jeito para que o projeto continue MESMO comprometido pela influência dos seus inimigos. Eles não dizem isso com essas palavras, eles alegarão que o projeto atende uma necessidade muito importante e por isso é melhor continuar ( apesar de poluído ) do que parar. Eles acham que conseguirão gerenciar os diversos interesses e fazer o projeto chegar ao seu objetivo.
Um líder cuja integridade foi comprometida já não é mais servo de Deus e de sua missão, ele é escravo do seu erro e gastará muita energia para ocultar esse erro. Mesmo que ele mantenha o entusiasmo exterior em relação ao propósito original, a eficácia espiritual se esvai pois, agora, não tem mais presença de Deus para apoiar-lhe (Isaías 59:2).
Neemias, apesar de todo o estresse que o projeto estava colocando sobre ele, manteve a vigilância e andou no temor do Senhor. Isso fez com que ele não caísse na armadilha, mantendo sua integridade e não dando oportunidade aos inimigos de exercerem sobre ele influência indevida.
“Senhor, mantém meus olhos abertos e meu coração ligado a ti para que eu te tema e não me submeta aos caprichos de outros. Que apenas Tu sejas meu Senhor.” Vinicios Torres
Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2014/07/11/liderando-com-o-coracao-mantenha-a-integridade