SOBRE O EVANGELHO:
O Novo Testamento usa duas palavras distintas para pregação do Evangelho : kerygma é a proclamação dos fatos essenciais da vida de Jesus e seu motivo.
E didache é exposição com o intuito de ensinar, derivando ‘didática’ , em português. No livro de Atos, lemos que :
Primeiro havia a proclamação ( KERYGMA) da graça de Deus por intermédio de Jesus e os ouvintes eram convidados receber esta graça e, em seguida, eram batizados, como evidência de sua decisão.
Depois, havia a instrução ( DIDACHE) sistemática e regular das Escrituras, como Jesus disse aos discípulos no caminho de Emaús: ‘vos falei, estando ainda convosco que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos’ Lc 24.44
COPIO de Sproul
“ Na kerygma apostólica, a proclamação básica do evangelho, o foco da pregação era a pessoa e a obra de Jesus. O próprio evangelho era chamado o evangelho de Jesus Cristo. Evangelho é sobre Jesus. Envolve a proclamação e a declaração do que Cristo realizou em Sua vida, em Sua morte e em Sua ressurreição. Depois de serem pregados os detalhes da morte, da ressurreição e da ascensão de Jesus para a direita do Pai, os apóstolos chamavam as pessoas a se convertem a Cristo: se arrependerem de seus pecados e receberem a Cristo, pela fé ”
Quais princípios da pregação apostólica é apropriado transferir para a igreja de hoje ?
“ Hoje, muitos pregadores dizem que estão pregando o evangelho com regularidade, quando, em alguns casos, nunca pregaram o evangelho, de modo algum. Nunca pregaram “a respeito da pessoa e da obra de Cristo, de como sua obra consumada e seus benefícios podem ser apropriados pela pessoa, por meio da fé. Em vez disso, o evangelho de Cristo é substituído por promessas terapêuticas de uma vida de propósitos ou de ter realização pessoal por vir a Cristo. Em mensagens como essas, o foco está em nós, e não em Jesus ”
Então, os convertidos a Jesus ,os salvos, ...’perseveravam na doutrina dos apóstolos , na comunhão, no partir do pão e nas orações...E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos’ At 2.42, 46-47.
“ Portanto, kerygma é a proclamação essencial da vida, morte, ressurreição, ascensão e governo de Jesus Cristo, bem como a chamada à conversão e ao arrependimento. É esta kerygma que é...’ o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê ( Rm 1.16 ). Não pode haver nenhum substituto aceitável para ela. Quando a igreja perde sua kerygma, ela perde sua identidade”
Obs: trechos “entre aspas “ > extr de pregação de R. C. Sproul
Pregando a Cristo (versão online) publicação da Editora FIEL em janeiro de 2012( confira o texto na íntegra).