Oc 12 10 PRÁTICAS _ dks
Deus nos fez práticas mas dicas de quem já passou por aí, AJUDAM BEM... Confira!
Vivemos época em que as mulheres precisam ser multi-funcionais, muito mais do que sempre foram. Algumas dicas para aumentar sua eficiência e diminuir seu trabalho e stress _ Setembro, Primavera: é tempo de arrumar armários, fazer faxina geral
Novembro ainda é Pimaverra e tempo de já pensar no Natal: upas de festas,de verão, e fts
1- Mulher virtuosa é o Gabarito da Palavra para a mulher de Deus Pv 31.10 -31
Independe de marido: traça perfil do caráter e do modo de agir
2- Planejamento e Organização são duas palavras chave: define modo de pensar
3- Disciplina e Persistência : o segredo do sucesso, dizem respeito ao modo de agir
*Quando se pretende por a vida em ordem, é preciso listar prioridades First things à f i r s t
Primeiro: acima de tudo, D E U S _ temos mania de querer sair correndo, fazendo coisas, mil coisas ao mesmo tempo pensando que ser super ocupada é sinal de importância : que engano !
Pessoa capaz, competente, eficaz é a que faz tudo parecendo que está fazendo nada.
A Bíblia ensina como se obtém bons resultados:
-é preciso sentar - considerar sua realidade, - ver suas reais possibilidades
Estabeler rotina facilita muito: fará as coisas sem preceber,
' O ótimo é inimigo do bom' ex:melhor mais ou menos do que sem fazer
Agiliza a fazer o que precisa ser feito, logo
Tudo sob controle, depois fará bem feito, com calma
Ex: melhor tirar o pó 'só onde a sogra vê' , do que deixar para fazer bem feito, quando der ....
Melhor passar um pano na cozinha do que deixar para lavar, quando der ...
Melhor fazer um pouco por vez do que pretender limpar toda a casa de uma vez
Se, para fazer tudo, vai descontrolar o andamento normal da casa e bagunçar seu dia
1º. Deus _ estabelecer rotina de devocional viável , ex: ,Ler um salmo por dia e copiar um verso, o Senhor é... é ótimo começo J é tão simples e tão abençoador:
- Vamos , ao menos, experimentar fazer ?
Se Deus não for o primeiro no seu tempo, nunca o será em sua vida ' Nodi
J Nem sempre é possível ou viável fazer boa devocioal logo cedo. então, melhor ter uma rotina de copiar um verso ( deixar junto à Bíblia um trilho de referências caderno ( fichas?) caneta)
O importante é reservar um momento apropriado para se deter e olhar só para Deus , aquietar-se e ouvir a Palavra ex: ler a Bíblia toda em um ano. Verá como é impressionante que um certo trecho sem graça possa ficar martelando em sua cabeça: eis o ensino de Deus para você )
2- ORDEM _ olhe para o que está em ordem em sua vida: aliste, dê graças a Deus
Desordem é deprimente: onde há bagunça em sua vida ?
Costumam ser pontos críticos: pia cheia, coisas espalhadas pela casa.
J assuntos mais delicados como finanças e prioridades serão vistos depois
Idéias de soluções ( agradecemos se nos enviar as suas dicas 'mágicas' )
1- Na cozinha, pia sempre limpa é questão de honra !
1.1 Restrinja os utensílios : deixe à mão apenas um de cada para cada membro da família
Cada um usa só o seu: se quiser, lava, senão, usa sujo mesmo !
J Há um custo em se ensinar os filhos a serem responsáveis: e começa conosco
1.2 Estratagema para momentos especiais ( festas, reuniões de família) por àgua e detergente num tachinho ( cada um põe os pratos limpos com papel) e num pote coloca os talheres, limpos com papel ( três potes se for muita gente ) Copos: cada um usa o seu ou usa copos descartáveis
2- Ordem na casa toda: , um LUGAR para cada coisa e cada coisa em seu LUGAR
Ter um lugar onde guarde ajuda a todos a manterem a ordem
Para criar o hábito: um cesto de vime, um banco-baú serve de lixão
Tudo o que acha esparramado pela casa, vai para o 'lixão'
2.1 Observe o costume de cada um : onde larga as coisas ?
Coloque uma caixa encapada ali ! é melhor delimitar o campo da bagunça do que brigar a toda hora J o importante é ‘limpar’ o campo visual: dá alívio psicológico
Sapatos e , tênis, perto do sofá : pode colocar um tapetinho ( ou chutar debaixo do sofá)
Às vezes, as mulheres temem tomar certas atitudes mais duras a título de serem boazinhas...
Certa professora dizia: Seja um boa professora ( mãe) , nunca uma professora ( mãe) boazinha
Educar requer atitude séria e firme, e começa com educar-se a si mesma.
2.2 Junte os iguais Potes de sorvete ( brancos, quadrados) são ótimos para fazer ordem
Em apenas duas prateleiras ficam todas as miudezas de uma casa : personalize-os
*Etiquete e coloque nos potes _ Documentos básicos + Bancos + Contas a pagar +
Recibos pagos + Remédios + Costura + Escritório + Diversos + um para cada membro da família
Convém ter um KIT desses geral da casa e cada um ter o seu : no quarto/ armário !
J Só isso já dá boa aliviada na bagunça e evita muita irritação
2.3 Cabides atrás das portas: confesso que não os aprecio NADA, mas PREFIRO à bagunça !
e prateleiras vazias para por coisas ao chegar cansada em casa. -
Lemas diretrizes : 1- O ótimo ( por fazer) é inimigo do BOM : feito logo !
2 Menos mal... ( estava pior)
3- Um passo é melhor que do nada ( um dia chego LÀ...)
4- SÁBADO é SAGRADO ! Dia de descanso da companhia
5- Pia da cozinha em ordem é questão de honra
DICAS para criar rotina diária a fim de ter o sábado só para você
As mulheres abominam o serviço da casa, pois trabalham fora e chegam cansadas para a segunda jornada_ - Não querem fazer o serviço de casa por condicionamento maligno de que é ultrajante
Esse não querer encarar sua realidade e a função para a qual foi criada por Deus gera uma série de desvios que funcionam como um ‘ladrão’ de energia criando círculo vicioso de desgaste, ineficiência e frustração, leva ao caos e funcionando como um sugadouro : Tudo vai pelo cano !
Primeiro: olhe o problema de frente + aliste as áreas críticas + junte os iguais;
Então, mire e atire : trace plano de ataque e mãos à obra, lembrando dos lemas básicos
Atitude básica : F O C O J estar ali, focada no que faz , sem pensar em outra coisa,
Sem querer estar em outro lugar, fazendo outra coisa.
Pense: Quando acabar, vou ... ( pense em fazer algo que goste)
Só ´experimentando' saberá como é bom ter o sábado para si,e para a família J
1- ALISTE SEU DIA ... perceba o que está dando certo...
Note onde costuma embolar no meio do campo :
Pense como poderia evitar chegar aí
2- ELIMINE O SUPÉRFLUO : precisa mesmo ? há muuuitas necessidades desnecessárias
criadas por nós mesma + era consumista
3- CRIE ROTINA : depois fará automaticamente
4- FAÇA ATIVIDADES CONJUGADAS
‘Deus ‘te ensina o que é útil e guia no caminho que deve andar’ Is 48.17
* Há motivo prático para Deus ensinar a começar o dia no crepúsculo: prepara o dia seguinte,
Facilitando a rotina e aproveitando o tempo já começa o dia adiantado !
1- À noite,
1.1 Revisão geral antes de dormir : verificar agenda, pagamentos,compromissos,horários
Separar documentos, arrumar a bolsa, deixar tudo à mão para sair
Passar os olhos pela casa para ver se tudo está em ordem> lixão
1.2 Na área de serviço : a ) roupas do dia de molho, no balde, torcer/ estender panos de prato
1.3 Na cozinha: Precisa? : tirar do congelador, por feijão de molho, ver se tem ingredientes
Deixar a mesa posta e tudo já preparado para fazer o café: ex: café no coador
*Pensar na jantar do dia seguinte : tem os ingredientes ? ' de longe trás o seu pão' Pv 31
Programar compras ‘no caminho’( roteiro) ou na hora do almoço
1.4- No banheiro, ex: ao tomar banho, passar pano no chão ( rodo e pano à mão)
Colocar varal que estica para estender as toalhas da família
Ao colocar cremes, passar pano no espelho do armarinho...
Antes de ir dormir : dar descarga e por cândida no vaso ! misturinha de sabão e cândida à mão
1.5 - No quarto: separe a roupa do dia seguinte Deixe no banheiro, se for o caso...
Começando o dia:
1- No banheiro: escova os dentes : lava a pia , troca a sacolinha do cesto de papéis
2- Na área de serviço : joga a sacolinha do banheiro, põe roupa de molho para bater na máquina
3- Por água do café para ferver e feijão para cozinhar: enquanto espera, ler a Bíblia
-Depois do café: estender a roupa !
Ao sair: deixar a pia limpa:...Tirar do congelador ? Sair, levando o lixo FORA !
Bem, se vc se dispuser a começar por algum ítem, avançando aos poucos nos demais,
até o final do ano estará bem mais organizada sem ser atropelada pelas Festas! J