Cada Dia, o Ano Todo!
Fevereiro
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728  
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
11. 01 Quem são os santos ? oc...
11. 02 Oc..Dia dos Mortos
11.15 Oc...República
12.01 frisson de Natal
11. 15 Antecipe o Natal nov dks
12.22...Cântico de Zacarias
11.19 Oc...Bandeira, para quê?
..Check-in to Christmas ! dks
01.25 ...Anchieta oc
12. 32 _ Profecias rfx
11.15 Oc...ESCOLHAS
11.01 Oc...Idolatria,Hist
* 11.23 Oc...*GRATIDÃO (nov)
11.24 *Dia de Graças. lei oc
* 12.17 ...Símbolos do Natal
02 02 Cadernos em branco rfx
01.09 ...Dia do Fico: 09.jan
05 07 Faça um cartão oc
11.01 Oc_ Origem do dia dos Mortos
11.20 Oc..Consciência negra,
11. 19 Oc...O que acontece?
11.25 Oc...* Thanks Hist
* 07 20 Homem na Lua oc
12 01...* PRÁTICAS dks
7-O reino de Deus (jan)
8- OS SÁBIOS...oc
01.25 ...Pequenos Começos oc rfx
* 12.17 .. O que vc vê... rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
12.12.X ..PRECISA, mesmo ? rfx
* 12.21...Início do verão
12.24 ...Missa do Galo oc
11.26 ...*Em tudo...? oc
2. Por que ANO NOVO ?
11.20 Oc...Negros ilustres
12.23 ... ***Por que 25 de dezembro?
01.01 Onde começa o ANO NOVO ?
08 01 Volta às aulas oc dks
07 de abril Hist oc
* Cidadão, filho de Deus ...oc
Como chegamos aqui?
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA oc
Termine bem o ano oc
DIA DA BANDEIRA oc
QUEM É JESUS? oc
Jesus é o presente de Deus
*Devocionais de janeiro oc
Início de governo oc
 



* 12.17 ...Símbolos do Natal

Em 25 de dezembro,culturas cristãs costumam comemorar o nascimento de Jesus
>   Não é data certa. é data simbólica.
O modo de comemorar fica a critério de cada cristão, de acordo com sua consciência
              De qualquer forma, de fato,  JESUS nasceu!
             Ao ANIVERSARIANTE  TODA A HONRA,  TODA A FESTA

      ( e NÂO essa orgia consumista encabeçada pelo símbólico   ‘Papai Noel’)
 
Louvemos ao Senhor  porque Jesus nasceu: fato indiscutível.  Ele veio  para  morrer a fim de nos salvar de uma  existência eterna separados de Deus. Eis o tamanho do amor de Deus por nós:  esse é verdadeiro  espírito do Natal . 
                      Isso 
é o que  deve ser  comemorado # .

 

 

 

Oc 12 20      Símbolos do Natal

 

A Internert oferece ARTIGOS sobre o assunto. Eis parte de um deles Confira...

 

A época do Natal está cheia de símbolos que usamos sem saber o que significam.    ( No Google,   muitos artigos contam o significado deles)

 

Quase todos são de origem pagã,  muitos advindos de crenças dos bárbaros  nórdicoS ( Noruega, Suécia e Finlândia)  que invadiram o Império romano .  

 

Até o ano  313 , os cristãos eram perseguidos. Depois a História virou e  quem fosse cristão era perseguido. Por isso, a maioria  tornou-se católica sem haver real conversão a Jesus  e, com o tempo, foram trazendo para o catolicismo costumes pagãos 'pincelados ' de  cristianismo. Precisamos  saber  o que cremos, o que  fazemos e porque o fazemos  para não sermos levados de roldão pelas crenças e costumes do mundo. Para nós, na atualizadade, os símbolos não  reportam mais a costumes pagãos que desconhecemos mas, me pergunto, por que não saber ( ?) sua origem para cada um decidir se adota tal coisa em sua casa, em sua vida, sua família.   O real perigo real é ir adotando tudo o que se nos impõe sem  saber o que está  por  trás.

 

Como cristãos, temos priorizado comemorar o Natal falando de Jesus aos que  nos rodeiam? Temos dado um tempo especial de adoração a Jesus em nossas festividades?  Temos ensinado às nossas crianças que Natal é tempo de dar atenção ao Aniversariante e em vez de  esperar  presentes de Papai Noel ? 

>  Explicar que, como os magos vieram adorar ao Rei Jesus e trouxeram presentes, uma forma de adorar Jesus é entregar nossas vidas para honrar a Jesus  e ser-Lhe fiéis como, antigamente,  se fazia  aos reis dos países . 

 

Origem do Natal e o significado da comemoração,  extr.   www.suapesquisa.com.br 

O Natal é uma data em que  se comemora o nascimento ( ANIVERSÁRIO) de Jesus Cristo. *Na antiguidade, o Natal não  era comemorado  por não se saber  com exatidão a data do nascimento de Jesus.
 *Na Roma Antiga,  nessa data  se comemorava o início do inverno era um dia especial  tem a ver com a duração da exposição do sol. ( solstício de inverno )

*Só no século IV, o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial do nascimento de Jesus (sobrepondo datas católicas aos costumes pagãos por causa dos que se tornavam católicos sem se converterem a Jesus) 

  
 *ANTIGAMENTE ( ATÉ UNS 60 ANOS ATRÁS)  na noite de 24 de dezembro, havia a missa do galo # à meia noite: uma ceia depois da missa e almoço especial no dia 25 . Nada mais !

>  Só no dia 06 de janeiro , dia de Reis,  as crianças punham o sapato na janela esperando ganhar uma moeda , lembrando os presentes que os magos trouxeram a   Jesus

 Atualmente,  muitos costumes foram introduzidos que não têm nada a ver com o nascimento de Jesus : as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal _quando se comemora o dia de Reis,  em 6 de janeiro.

* Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente,  pois marca o ano 1 da  era cristã .
      
J no link BUSCA digitar : CALENDAs

           A Árvore de Natal e o Presépio 

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com  decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

Acredita-se ( mas não se sabe ao certo) que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve  iluminados pela luz prateada da lua.  As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

 Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram moram na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal   caracterizam esta época  pois, além de  enfeitar
  simbolizam  alegria, paz, esperança 
  
J Dizem ser porque o pinheiro passa todo o inverno sem perder suas folhas.!

O presépio representa uma importante decoração natalina. Mostra o cenário do nascimento de Jesus : uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Tradição iniciada por São Francisco de Assis, no séc XIII.

O Papai Noel : origem e tradição
*  A figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Após várias relatos de milagres atribuídos a ele, foi canonizado  (São Nicolau) pela Igreja Católica . * A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus,   no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

 Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, , uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho COMO O CONHECEMOS HOJE: com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um gorro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo,( J chegou ao Brasil lá pelos anos de 1945, veiculada pela revista ' Seleções') e até hoje,  tendo tomado o lugar de Jesus...pois quase ninguém lembra que Natal - NÂO é - Papai Noel .   Pensam  ser .. o quê ?  
Festa em que se trocam presentes (comércio) com  fartura de comes e bebes( gula)
 
Em 25 de dezembro,culturas cristãs costumam comemorar o nascimento de Jesus   Não é data certa. é data simbólica. O modo de comemorar fica a critério de cada cristão, de acordo com sua consciência
              De qualquer forma, de fato,  JESUS nasceu!
             Ao ANIVERSARIANTE  TODA A HONRA,  TODA A FESTA

      ( e NÂO essa orgia consumista encabeçada pelo símbólico   ‘Papai Noel’)
 
Louvemos ao Senhor  porque Jesus nasceu: fato indiscutível.  Ele veio  para  morrer a fim de nos salvar de uma  existência eterna separados de Deus. Eis o tamanho do amor de Deus por nós:  esse é verdadeiro  espírito do Natal . 
                      Isso 
é o que  deve ser  comemorado # .
 
 J






Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2019 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.