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10.16 ... CRIANÇA PEQUENA oc


 

Oc 10 14  criança pequena 

 

MÃE EDUCA,  senão DESEDUCA ! os PRIMEIROS condicionamentos são responsabilidade da MÂE :
DICAS PARA  BEM EDUCAR .

                  
CRIANÇA PEQUENA , A MÃE    EDUCA
                                                            se não educar, DESEDUCA: ensina o errado e a criança sofre pelo resto da vida por causa de seus condicionamentos inconvenientes e maus hábitos.

 

TODA CRIANÇA PRECISA DE TRATAMENTO ESPECIAL.
 Precisa  que a ensinem a aprender  ...Mães precisam aprender a ensinar

 

Vi um site sobre autismo / autistas   www.inspiradospeloautismo.com.br 

                                                      importante incluir o irmão ‘normal’

Li uns artigos ...que me lembraram as aulas do Normal:

 

Na realidade, o que crianças com necessidades especiais precisam,
é o que TODA criança precisa para ser bem educada  e bem formada psicologicamente .

  Eles dão princípios BÁSICOS de COMO EDUCAR – que eu vi na    escola normal... 

           Crianças ‘ normais’  crescem e aprendem sozinhas, mal e mal,
          pelo modo como vêem os pais fazerem ou é a vida ao seu redor

 Crianças  ‘especiais’ precisam que   ENSINEM  a APRENDER  mas os métodos  são os mesmos de qualquer aprendizado: até cachorro e macaco aprendem  
Chimpanzés, aprendem mais rápido  do que crianças de até  dois anos, ou até quando comecem  a falar !  

    Toda educação e aprendizado, tem base em REFLEXOS CONDICIONADOS  

A criança entra com o material: barro ou ferro, mas depende  do artesão dar lhe a forma desejada e             é preciso  buscar  os métodos adequados para obter  essa forma


Deixar por isso mesmo
, é   ENSINAR  que  eles não precisam aprender NADA
                     
  a cabeça da criança é o que vale para resolver os problemas da vida:
                                 cria pessoas turronas, rebeldes, avessas ao aprendizado 

A Bíblia diz     a criança [entregue] a si mesma envergonha a sua mãe. Pv 29.15
                                         A vara e a repreensão dão sabedoria

 ‘VARA’ fala de  criar condicionamentos aprovação/  reprovação: castigo físico em último caso: aliás, vara é reguladora pois QUEBRA se usada com muita força

 

O QUE ENSINAR ?    conforme a necessidade IMEDIATA


 *Não adianta ensinar  palavras compridas ou inglês,a criança precisa prender coisas básicas  que lhes  formem  o caráter, o modo como vão lidar com as circunstâncias da vida ; Ex

 

 1-   Não correr para longe dos pais  ( é medida de segurança)
      
 precisa aprender a ficar perto dos  pais, ( subliminarmente, de Deus )
      > Na adolescência também irá querer  trilhar seus caminhos longe dos pais...
     foi condicionado a  Achar lindo,  Pensa que é divertido ! ( mas é inconseqüente!)
 2-   Não gritar, não falar alto
 ( A SE FOR CONDICIONADO QUE PRECISA GRITAR PARA OBTER AS COISAS, VAI PASSAR A VIDA TODA ‘ GRITANDO’ COM AS PESSOAS _ vai se tornar uma pessoa agressiva e desagradável, que o fará ‘ gritar’ mais ainda  e  poderá ficar uma pessoa revoltada:
           - pois ninguém gosta de ser ‘obrigado a fazer as  coisas no grito’

     E, no mínimo, pessoa inconveniente como os do cortiço em frente de casa,
                   - que não estão nem aí para o direito  dos  outros...

3- Não chorar à toa _ cria um  condicionamento psicológico  de que CHORAR: PASSA A MENSAGEM: veja como eu estou sofrendo, veja como você  é     por me fazer sofrer.Torna-se  adulto >  depressivo, que culpa os outros, ou usa de chantagem
                                                        emocional para conseguir o que quer

 

4- JÁ VEM ... ( criança pequena precisa  BRICAR DE ESCONDER ...
                            começa com ele sentado no cadeirão e põe um pano à frente

    O nenê APRENDE  que  não a VÊ  (pensa que sumiu) mas chama-o pelo nome:
   
 mas sua voz  chamando o nome dele dá a segurança  que  ele precisa para não temer                
                 
uh !  uh ! Fulano,  ACHOU !!!  Depois fala : Mamãe  já vem...

( é método de associação um passo além... e assim vai  até condicionar o JÁ VEM  à segurança que a brincadeira inicial deu à criança  e ela sabe que mesmo sem ver você, você está aí e vai  aparecer de novo  )
 depois progride para  ‘Tchau !’
 ( e evita uma choradeira cada vez que alguém sai )  

          A questão não é o choro em si, mas o modo como reage à situação  

Cada  vez que age mal reforça um comportamento negativo, ruim para a própria criança               

 

Trata-se de conceitos inconscientes que são trabalhados a cada situação, caso contrário,  

-  fica pessoa  ‘grudenta’ que requer a atenção toda para si, não suporta ser deixada só ;
 - depende dos outros ,  da presença física, e precisa estar sempre rodeada de pessoas,
                                                                     >  para  se sentir bem, segura, aceita, feliz ...

5-  O RELÓGIO_  dá noção de tempo, que ‘vai chegar a hora’, vai chegar o momento,  a  vez de ...

    é como por linhas numa folha de papel e branco: dá segurança à criança, aprende o que vai acontecer só de olhar no relógio ( mesmo que não saiba as horas) Dá segurança, fica uma pessoa que sabe esperar sua vez,  que não precisa  ter tudo na hora que quer ( com  medo de ficar sem...)

       Passar  um tempo significativo com a criança:,mostrando no relógio que é o momento DELA:     brincar com ela, DEIXAR QUE DIRIJA A BRINCADEIRA,   
                                 CONVERSAR  COM ELA  de modo inteligente, no nível dela  

* Ensina o  conceito de  DEPOIS ...
   
e a criança não se sente abandonada quando os pais conversam entre si ou tem visitas.
   Não fica um adulto chato que precisa ser o centro das atenções o tempo todo

 

 MAIS IMPORTANTE : A CABEÇA DA  MÃE:
1-  DEFINIR QUE ENSINO É PRIORIDADE e  AS PRIORIDADES DO ENSINO

1.1  quando Deus confiou os filhos aos pais,  deu capacidade latente para cuidar deles

1.2   MÃES precisam ser ensináveis  e não ter preguiça de aprender a ensinar os filhos

        Acontece que as mães querem que os filhos  aprendam mas  não querem  se dar o trabalho de aprender a lidar adequadamente com os filhos :
                    Não espere do outro o que você não está disposto a fazer !  

1.3   Não jogue para o outro o que é sua responsabilidade :
          há mães que esperam o pai chegar do serviço para  que disciplinem os filhos

 ERRADO ! a criança já esqueceu o que fez de’ errado’ :o  comportamento inadequado

           Mães ficam com a criança o dia todo e compete a elas educar os filhos pequenos  

           Deixa o pai descansar quando volta para casa do serviço,
                               ter relacionamento prazeroso com os filhos

                               J se chega em casa só para corrigir os filhos e se aborrecer  com eles

                                            POR QUE VOLTAR PARA CASA ????
           Cada um tem sua função: que a cumpre dignamente  

 Gente ao seu redor são ferramentas de Deus para moldar você  do jeito que Ele quer :     Qual o seu problema nessa situação?   Leve-a  ao Senhor ! Isaías 48.17

  O Senhor  ensina o que é  útil  e guia no caminho que deve andarmas não obriga!

                   Você precisa decidir seguir a orientação de Deus :  isso  é  obedecer

J  Basicamente,   EDUCAR  É  ENSINAR  A   OBEDECER

                                                    é ensinar que é melhor decidir seguir as regras  

 2- TRATE PRIMEIRO DE SUA   ATITUDE

       POR QUE ...?  dá a chave da dificuldade. Ez 36.26
Deus  quer tirar o ruim e por o bom : você precisa querer e deixar Ele fazer a obra!

3- BUSCAR  do  Senhor  o modo como fazer: requer humildade +  dependência de Deus 

                                            orar cada dia o ‘Pai nosso...’ pensando em cada frase!

 

COMO   SE EDUCA   ?

1-  não trabalhar em muitos  conceitos ao mesmo tempo.estabelecer prioridades

 

2-  MOSTRAR _  REPETIR,  REPETIR, REPETIR _ VERIFICAR
                             se não  aprendeu :
     REFORÇAR  _ mostra, de novo,  o mesmo conceito  mas de modo diferente 
     VERIFICAR _   se aprendeu,  passar para outra lição.

Às vezes, havendo resistência ou dificuldade, passar para outra ‘lição’ e depois voltar na que deixou para trás.          Deus faz assim com a gente

 

3-  ATITUDE : calma, firme : OLHAR NOS OLHOS, NA ALTURA DA CRIANÇA( por no cadeirão, sentada na pia , na mesa _ e ao adulto sentado na cadeira...)
     Falar baixo, não estimular demais

  O cérebro precisa de silêncio e de tempo _ para processar as informações recebidas !

Daí o prejuízo da TV são muitas informações e cores e barulho, ao mesmo tempo,  no cérebro da criança : ela fica quieta por  estar  sobrecarregada de informações que não consegue digerir tão rapidamente.

 PERIGOS
1-
  ficar pessoa que precisa ser muito estimulada exteriormente, para fazer as  coisas:
      pode acarretar dificuldades na escola : sala de aula não é páreo para a telinha da TV
2- Não consegue fazer coisas sozinha, por si mesma: precisa sempre de alguém puxando motivando incentivando_  e se essa pessoa motivadora for uma pessoa do MAL ?
    Condicionada a  não pensar/ decidir pelo bem  por si mesma, fica à mercê do mal
                         
-   e os pais não estão sempre por perto !  







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