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PRS CARTAS do APÓCALIPSE
As cartas às igrejas no apocalipse foi o último recado e apelo de Jesus às igrejas que, já naquela época, havia cristãos não convertidos, não salvos
Nas igrejas há três tipos de cristãos, além dos salvos, Ef 1.13, 1 Ts 1.9-10
1-ÍMPIOS_ é... ímpios mesmo! Sabem a Bíblia de cor mas não se deixam moldar pelas diretrizes das Escrituras Ver perfil no Salmo 50.16-21
& estão sob o mais duro juízo de Deus
2- JOIO, bem conhecido pela parábola que Jesus contou, Mt 13.25
& roubam nutrientes e um ‘lugar ao sol’ dos verdadeiros cristãos
- geram competição por lugar de destaque
3- BASTARDOS_ estão sem disciplina do Senhor, Hb 12. 8
& são cristãos convictos mas não realmente convertidos
Então: verifique, confira os fundamentos da sua fé conforme as Escrituras
> precisa crer em Jesus como diz a Escritura, João 7.38 *Leia a Bíblia
E Jesus aponta cinco atitudes das quais cristãos precisam se arrepender
1- deixaste teu primeiro amor Ap 2.4
2- ganância e prostituição ( divórcio, fornicação, pornô..)
3- idolatria:
> ídolos do homem moderno: poder, dinheiro, prazer, fama, saber
> ídolos no coração: o que estimo MAIS do que a Deus
Teste: do que não é capaz de abrir mão?
4- tens nome que vives mas está morto: são ímpios, joio e bastardo
5- morno e presumido : fica no muro e não sabe que é pobre, cego e nu.
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O objetivo primário das sete cartas, bem como do livro do Apocalipse, foi abordar a situação real das igrejas dentro do contexto histórico em que foi escrito. Apesar deste objetivo primário, as sete igrejas do Apocalipse também possuem um significado espiritual para a Igreja de Cristo como um todo.
Qual o significado das sete igrejas do Apocalipse?
Basicamente existem duas interpretações principais:
1- representam sete períodos sucessivos da História da Igreja. conhecida como “As Sete Eras da Igreja”. Em geral, adotada por defensores do Dispensacionalismo , mas isso não é regra. Com o seguinte significado :
1. Éfeso representa a igreja apostólica (30 – 100 d.C.);
2. Esmirna representa a igreja perseguida, a igreja dos mártires (100 – 312 d.C.);
3. Pérgamo representa a igreja que se uniu ao estado (313 – 590 d.C.);
4. Tiatira representa a igreja da Idade Média, corrupta e idólatra (590 – 1517 d.C.);
5. Sardes representa a igreja da reforma (1517- 1730 d.C.);
6. Filadélfia representa a igreja missionária (1730-1900 d.C., sendo que alguns estendem esse período até a volta de Cristo, ocorrendo paralelamente à Igreja de Laodicéia);
7. Laodicéia representa a igreja apóstata (1900 d.C. até a volta de Cristo).
2- outra interpretação defende que as igrejas do Apocalipse e, o conteúdo de suas cartas, representam condições que se repetem muitas vezes durante a História da Igreja, ou seja, não descrevem um período especifico da História, mas realidades que sempre estiveram presentes na Igreja.
8. Particularmente, creio que seja evidente que a última posição é a melhor a ser adotada. Para mim, em relação à primeira interpretação, considero que se trata de uma exegese lamentável, sem lógica alguma, e que implica em sérios problemas, como por exemplo, considerar a Igreja morta de Sardes uma referência à era da Reforma Protestante.
9. A Igreja da Reforma pode significar qualquer coisa, menos uma igreja morta. Outro problema grave é a questão da divisão dos períodos. Para podermos dividir a Igreja em períodos específicos, precisaríamos saber a data da segunda vinda de Cristo, e isto ninguém sabe.
Geralmente (mas não generalizando) quem prefere a interpretação em eras específicas, segue um sistema escatológico que já produziu uma série de estudiosos que marcaram erroneamente a data da volta de Cristo, isso com bases em mapas, fórmulas e códigos, que, segundo eles, foram tirados de dentro da própria Bíblia Sagrada.
10. Pode-se dizer que as características encontradas nas sete igrejas do Apocalipse, representam uma realidade presente e repetida em todas as épocas dentro da História da Igreja, podendo ser percebida em cada congregação local, ou seja, existem congregações hoje que se aproximam mais das características de Éfeso, enquanto outras ficam mais próximas da conduta de Pérgamo, como também dentro das próprias congregações podemos perceber pessoas que possuem um comportamento similar ao da Igreja de Laodicéia, enquanto outras claramente se parecem mais com a Igreja de Filadélfia.
A estrutura das sete cartas
É importante entender que o livro do Apocalipse é uma unidade, e seu conteúdo como um todo foi destinado às sete igrejas, embora dentro do próprio Apocalipse temos de forma claramente dividida sete cartas às sete igrejas. Isso não significa que foram escritos sete livros individuais, mas, muito provavelmente, um único livro que foi lido em cada uma das sete igrejas, tendo na seção inicial uma carta individual a cada uma delas. Boa parte dos estudiosos concorda que essa posição.
Em cada uma dessas cartas individuais dentro do Apocalipse, podemos notar um padrão de organização do conteúdo. Willian Hendriksen, na obra Mais Que Vencedores, destaca esse padrão:
1. Saudação e destinatário: “Ao anjo da Igreja em Éfeso…” (2:1,8,12,18; 3:1,7,14);
2. Autodesignação de Cristo: “Aquele que conserva na mão direita as sete estrelas…” (2:1,8,12,18; 3:1,7,14). Note que existe um paralelo entre quase todos esses títulos com a descrição simbólica de Cristo no capítulo 1 (vers. 12-20);
3. Aprovação: “Conheço as tuas obras, assim o teu labor como a tua perseverança…” (apenas a igreja de Laodicéia não recebe aprovação);
4. Condenação: “Tenho, porém, contra ti…” (as igrejas de Esmirna e Filadélfia não possuem nada condenável);
5. Advertência e ameaça: “Lembra-te, pois, de onde caíste… se não…” (as igrejas de Esmirna e Filadélfia não recebem advertências);
6. Exortação: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”;
7. Promessa: “Ao vencedor dar-lhe-ei de comer da árvore da vida…”.
EXTR
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As características de cada igreja nas sete cartas
1. Éfeso: elogiada por seu bom trabalho, por rejeitar o mal, por sua perseverança e por ser paciente.
ERRO: esfriamento de seu primeiro amor
Recomenda: arrependa-SE e volte a praticar as primeiras obras. AO VENCEDOR, xq direito à da árvore da vida.
2. Esmirna: elogiada por suportar o grande sofrimento a que estava sendo submetida. >não recebe nenhuma critica. Recomenda: que sejam fiéis até a morte e resistam à perseguição. Ao vencedor, xq a coroa da vida.
3. Pérgamo: elogiada por manter a fé e a confiança em Cristo. ERRO: tolerar a imoralidade, a idolatria e as heresias. Recomenda: convite ao arrependimento. Ao vencedor:
xq o maná escondido e uma pedra com novo nome.
4. Tiatira: elogiada pelo amor, fé e paciência que demonstra. Tb pelo serviço prestado, e as boas obras que melhoraram em relação ao início.
ERRO: tolera a idolatria e a imoralidade.
Recomenda: sejam fiéis, pois o julgamento está próximo.
Ao vencedor: xq governarão nações e receberão a estrela da manhã.
5. Sardes: na Igreja de Sardes alguns têm sido fiéis, porém é duramente criticada por ser uma igreja morta. Recomenda: que se arrependam e fortaleçam o que ainda lhes restam.
Ao vencedor: xq vestidos brancos.
6. Filadélfia: elogiada por perseverar na fé, por obedecer a Cristo e honrar Seu nome. Não recebe nenhuma crítica. Recomenda: que sejam fiéis. AO VENCEDOR: xq um lugar na presença de Deus, um novo nome e a Nova Jerusalém.
7. Laodicéia: não é elogiada em nada, pelo contrário, aponta ERROS: morna, indiferente, ALIENADA QUANTO Á SUA REAL SITUAÇÃO: miserável, POBRE, CEGA E NUA.
Recomenda: arrepender-se e serem zelosos
AO VENCEDOR: xq compartilharão do trono de Cristo.
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