Cada Dia, o Ano Todo!
Novembro
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

10.31 oc...Reforma
11. 01 Quem são os santos ? oc...
11. 02 Oc..Dia dos Mortos
11.15 Oc...República
11. 15 Antecipe o Natal nov dks
10.29 oc...Reforma e Apocalipse
26b MUDANÇAS rfx
11.19 Oc...Bandeira, para quê?
26c.Desejar não basta rfx
28 DETERMINADOS
29 .Em tese, rfx
30 .Onde quer chegar?
32.Profecias rfx
11.15 Oc...ESCOLHAS
11.01 Oc...Idolatria,Hist
11.01 Oc_ Origem do dia dos Mortos
11.20 Oc..Consciência negra,
27. Onde quer chegar ?
* 07 20 H, na Lua oc
10.31 oc ...Esclarecendo
7-O reino de Deus (jan)
26a.FECHADO PARA BALANÇO rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
11.14 ...ORA, BRASIL !
Oc ...Dia da Bíblia esc
10.30 Oc...Cinco 'Solas' ...
11.19 ...Símbolos Nacionais d.e
11.20 Oc...Negros ilustres
26d.Tempo de prosseguir oc
11.09 Pré Festas oc
31.Tempo de Mudar oc
26e.O que vc aprende...
Converse com seu filho oc
 



Perguntas de Deus

Mês 06 perguntas

Há muito tempo as “perguntas de Deus”, escritas na Bíblia para nos fazer pensar, têm tocado meu coração e me instigado...Neste mês, vamos  examiná-las mais de perto, juntos.  

 

dia 01   “onde estás?” Gn 3.9

Interessante que justamente a primeira pergunta da Bíblia, feita a Adão, seja tão própria olharmos a nós mesmos,e nos localizarmos:

*NO ESPAÇO...onde você está agora?  No Brasil? É um brasileiro no exterior? Ou é de algum país que fala o português? Em casa, no trabalho ou na escola? você está buscando ouvir a voz do Senhor através de uma Palavra, neste site. Louvado seja Deus! Em qualquer lugar, Deus está: “para onde me irei do Teu Espírito, ou para onde fugirei da Tua face? “Sl 139.7

   

*NO TEMPO...em que fase da vida você está? É jovem, adulto, na meia idade ou já adentra à velhice? Não importa. Ele diz: “E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos trarei; Eu o fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos guardarei.”  Is 46.4  Deus é Fiel e não nos desampara nunca.

* Ou ainda: há quanto tempo você conhece a Deus, Sua Palavra, é convertido, tem se empenhado em buscá-lO pela Palavra?  

 - Se já é maduro na fé, conhecedor das Escrituras, lembre-se de que “nem toda a eternidade será suficiente para conhecermos plenamente a Deus”(ouvi por aí...)   

 - Caso esteja começando a buscá-lO, ou querendo conhecê-lO mais, para você o recado é: “Buscar-me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração”, Jr 29.13. Deus requer exclusividade. Não foi à toa que, bem no início da restauração da Terra, fez “SEPARAÇÃO entre a luz e as trevas”, Gn 1.4. Esse é princípio espiritual básico: 2Co 6.14

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”

 

* ESPIRITULMENTE...

No Éden, depois da queda, Deus chama a Adão: onde estás? Será que Ele não sabia? Qual a intenção de Deus com tal abordagem? Deus é Maravilhoso! Sabia que Adão estava com medo e HAVIA SE ESCONDIDO por saber que havia feito uma grande bobagem. Chama’-lo simplesmente: - “Adão, VENHA CÁ!” o intimidaria mais, e faria com que quisesse se afastar MAIS de Deus.        

- Hoje, Deus chama você. Quer que você saia de onde tem se escondido: trabalho, amargura, doenças ou dores, cinismo, atrás do jornal ou da TV ? Com que “escudo” você tem procurado se isolar de Deus e das pessoas. Por que? Foi tão magoado assim? Ou está debaixo de culpa e acusações sem fim? Está sem coragem de vir ao Senhor, achando que não tem mais jeito?  Hoje, Deus chama você! “Onde estás?” Não importa onde esteja, importa que Ele o chama. Venha a Ele, derrame seu coração, ouse expor-se à luz de Seu rosto falando a verdade que há em eu coração. (Ele já sabe mesmo1)Apenas está esperando você dizê-la para intervir com perdão, purificação, restauração. ”se andarmos na luz,

como Ele na luz está...o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado

...Se confessarmos o nosso pecado ( não precisa ser algo horrível, apenas uma das coisas que entristecem o Espírito: ler EF 4.30-32) Ele é Fiel e justo para nos perdoar...e purificar” 1 João 7.2.2

Jesus veio “buscar e salvar o perdido” “Suas misericórdias não têm fim, novas são a cada manhã” Lm 3.22-23  Is 42.3 ( ler 42.1-8) 

# Você está apenas “por um fio? Jesus ”não esmaga a cana trilhada”

  Está no fim da sua “pilha”? Jesus não apaga a torcida que fumega.

 

Dia 02  “Por que te iraste e por que descaiu o teu semblante?

         Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti?” Gn 4.6

As pessoas reagem de modo peculiar: quando errados,  uns se abatem outros se exaltam. Adão se escondeu, Caim se exaltou, ficou irado por Deus não ter se submetido a ele, aceitando sua oferta do jeito que ele quis dar ao Senhor, e não do modo como ele sabia ser o aceitável.  

Hoje, como está seu coração?  Rebelde, como o de Caim? “Brigando”com os termos de Deus? Quer que Deus se submeta a você aceitando o que você quer? “Ele é sábio de coração, poderoso em forças; quem se endureceu contra ele, e teve paz?’ Jó 9.4

* Talvez alguém diga: -“Tem que ser como Deus quer?”

·      Princípios espirituais são tão inexoráveis como os de Física e Química. Já tentou explicar logarítimos a uma criança que nem sabe tabuada? Mesmo que Deus explicasse a Caim o princípio da redenção pelo sangue, que era um tipo da futura salvação pela cruz, Caim não entenderia nada, e talvez até julgasse mal a Deus, ACHANDO...

·      # O “achômetro” é uma desgraça!

·      A Bíblia diz: “sem derramamento de sangue não há remissão” Hb 9.22

·      Deus nos ama, realmente sabe o que é melhor para nós, já “nos abençoou com todas as bênçãos espirituais, nos lugares celestiais, em Cristo ”  Ef 1.3  Sem Cristo, impossível ser abençoado em termos espirituais. Sem Cristo, impossível ter acesso a Deus, Jo 14.6        

Deus é realista. Jesus nos avisou: “No mundo tereis aflições” Jo 16.33

  “Todas as coisas contribuem juntamente para o bem dos que amam a Deus...chamados por Seu decreto (propósito)...para serem conformes a imagem de Seu Filho...’ Rm 8.28-29 # È preciso ler tudo no contexto!

* Sem cruz, não há ressurreição. O diabo fez de tudo para desviar Jesus da cruz. E faz de tudo para acharmos ruim o caminho da cruz, gerando insatisfação, rebelião, revolta, inconformismo com o que ele bem sabe ser o melhor para nós.

·      O Senhor diz: “Bem sei os pensamento que penso de vós, pensamentos de paz , e não de mal, para vos dar o fim que esperais” Jr 29.11

“E saberereis que não foi sem  motivo  TUDO quanto fiz ...’   Ex 14.22

 

 

Dia 03 “Hagar, serva de Sarai, de onde vens e para onde vais?” Gn 16.8

* HAGAR...Deus nos conhece pelo nome Para Ele, somos pessoas únicas, como nossas digitais.

* SERVA DE SARAI... porém, Ele também sabe o lugar que ocupamos na sociedade, nossa posição e quais são nossos deveres.  

*Esta é a primeira referência ao anjo do Senhor: manifestações de Jesus, no Velho Testamento. Pela primeira vez, a uma serva que agira errado, numa situação em que todos os envolvidos tinham sua parcela de responsabilidade. Vem ao encontro, não se Abrão ou de Sarai: escolhidos de Deus, sim, mas agindo na carne.

·      VEM AO ENCONTRO DA SERVA...serviçal e mulher: duplamente sem valor

algum naquela época, naquele tipo de sociedade.E faz uma pergunta que ecoou no tempo, até chegar a nós: “de onde vens, para onde vais?”

·      Hoje, o que você tem deixado para trás?  Onde pretende chegar agindo

como o faz? Fugir nunca é a solução. Senti-se miserável, culpando os outros, também não resolve. Muitas vezes estamos perdidos, sem rumo, embaraçados em nossas próprias confusões e desacertos. Mas o Senhor vem a nós, e Sua abordagem é nos fazer pensar: olhar objetivamente a situação. Qualquer que seja a sua situação, há promessas,  v 11-12.

# Por isso, é preciso ler, ler, ler a Bíblia: para sabermos tudo o que temos, que Deus já nos tem dado, a fim de irmos “descontar”, como um cheque reservado para emergências.    

·       TORNA-TE...E HUMILHA- TE...Hagar poderia ter pensado: -“ Puxa! Que grande consolo uma orientação dessas! Sabe o que  me espera, se eu voltar lá? Quantas humilhações e castigos?” Mesmo nos amando, e vindo em nosso auxílio na angústia, Deus não baixa Seus padrões, senão Ele não seria Deus. Mesmo sendo uma ordem dura, era o correto a ser feito. E mesmo assim, Hagar não argüiu com o anjo do Senhor, não reclamou, POR QUE ? A resposta está em Gn 16.13  

“não olhei eu para Aquele que me vê?’

·       Pronto !  Aí está a solução: desviar os olhos das pessoas, das situações e deixar que a presença do Senhor preencha de tal forma o seu íntimo, que terá coragem de fazer o que deve ser feito. Já ouviu a expressão: “olho no olho”? Pois é, deve ter sido uma experiência impactante, impressionante, ter olhado nos olhos do Senhor. E esse olhar fez com que ela esquecesse tudo o mais:

·       ”não olhei eu para Aquele que me vê?”

 

Dia 04 “O que é isso na tua mão?” Ex 4.2

Moisés tivera uma vida notável: pela fé de sua mãe, foi colocado num cesto e lançado ao rio, onde a filha de Faraó o achou, e veio a ser educado como um príncipe na cultura mais adiantada da época. Por agir impetuosamente, perdeu tudo, teve fugir, foi viver no deserto, onde apascentava as ovelhas de seu sogro: após 40 anos, não tinha nada dele mesmo!# Nunca esqueci de título de uma revista de escola dominical:

“Moisés: 40 anos aprendendo a ser alguém, 40 anos aprendendo a ser ninguém” Lá estava Moisés, no meio do nada, rodeado por ovelhas,e nem se diz que ele cantava, como Davi, pois ainda Moisés não conhecia o Senhor. Mas, se o sogro era sacerdote em Midiã, como não conhecer o Senhor? Jó também conhecia o Senhor só de ouvir, Leia Jo 42.5 # Dizem que Jó foi contemporâneo de Moisés, ou que Moisés ouviu a história de Jó no tempo em que esteve em Midiã, e a escreveu (saber escrever não era comum naquela época) Jó queria que sua história fosse escrita ...

Divagações à parte, voltemos ao episódio com Moisés:        

·       Todo o tempo em que estiveram no Egito, não houve manifestação do

Senhor: Ele era conhecido como o “Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó” Ex 3.6, 15-16  Era apenas o Deus dos antepassados(v15) não um Deus atuante, pessoal, pelo menos, até àquela época. Chegara o tempo dessa situação mudar, e Deus aparece a Moisés na sarça ardente, revela Seu nome: Sou o que sou (Jeová, ou Iavé) Ex 3.14

 # Por isso os judeus ficavam tão indignados quando Jesus usava e expressão: “Eu sou...”  reservada apenas para Deus.        

·       Ao ser enviado para tirar o povo do Egito, Moisés “amarelou”, e começou a dar desculpas: “Qual Seu nome?” (3.13) como se dissesse: “Quem Te conhece?” Deus explica...(3.15-22) Moisés retruca, como a dizer: “Quem me conhece?” Aí, o momento de nossa pergunta de hoje:

·       “O que é isso na tua mão?” Ex 4.2

·       Quando argüimos Deus sobre como seremos enviados, Ele não mostra caminhos mirabolantes, faz-nos olhar para o que temos nas mãos

·       #Um dia, ele o fez para mim, e eu segurava uma caneta!     

·       É comum dar desculpas para não se fazer o que Deus nos manda: é

difícil, requer sair do comodismo, vai se expor à incompreensão dos 

outros, não quer ir sozinho, vai ter de acertar sua vida com Deus(v24-26 Para todos esses argumentos Deus tem resposta. Leia Ex 4.

·       Muitos pensam que ser enviado é para ir à África, ou aos índios. No mínimo, ter cargos na igreja! Mas a pergunta de Deus é: “o que é isso na tua mão?” Sirva a Deus com a habilidade que você tem, reconhecendo ter sido Ele mesmo quem a deu.

·       ”o que tens tu que não tenhas recebido?” .........  

·       Quando você, e os outros, virem Deus fazendo maravilhas com aquele simples bolo levado para alguém, ou um telefonema dado com amor cristão, um serviço de manutenção prestado à igreja, uma oferta a um missionário...então você e os outros saberão que isso só pode ser coisa do Senhor, e Seu nome será glorificado, Seu povo será alcançado com livramento, auxílio, consolo, conforto, Esperança!     

 

Dia 05 “Não to mandei Eu?” Js 1.9, Jz 6.14

·       O Senhor está mandando? Então vá, e faça!  

·       Muitos acham que são enviados por terem ótimas idéias, e planos incríveis sobre métodos de evangelismo, programas interessantes, ou como atrair multidões, fazer maravilhas...

* Perfil do enviado do Senhor:

·       A condição básica para ser enviado é OBEDIÊNCIA À PALAVRA. 

·       Josué aparece como servo de Moisés, por 40 anos que passaram no deserto. SERVO...não assessor. Nenhuma promoção em todos aqueles anos, apenas SERVO! Jesus tinha o espírito de servo, Jo 13.1-3  

·       “Quem quiser ser o maior, seja o que sirva” .........

·       “não é o discípulo maior do que seu mestre” .........

* Além disso, é preciso esforço e bom ânimo, muito bom ânimo, Js 1.6-7

Há os que pensam terem sido enviados para MANDAR os outros fazer. Não! O enviado pelo Senhor é esforçado, diligente. Nada de preguiça! 

* Também, nada de desânimo, lamentações, murmurações, do tipo: _”Vejam como sofro pelo ministério, quanto sacrifício pelas ovelhas...”   

# O enviado pelo Senhor não é folgado, nem lamentoso!

·       As condições para o enviado do Senhor:

·       OBEDIÊNCIA... ter o cuidado para FAZER (não só pregar) conforme toda a Lei

·       EQUILÍBRIO...dela não te desvies, dela não te desvies nem para a direita, nem para a esquerda

·       PRUDÊNCIA...para que prudentemente te conduzas, por onde quer que andares( em todas as áreas da vida, não só diante dos liderados)

·       PALAVRAS...sua opinião e critério são conforme o que está escrito, o que a Bíblia diz...# Nada de - “Eu AAACHOOO!” 

·       MEDITA...na Palavra dia e noite, como no Salmo 1

# Há os que dizem:--  - “Copiar um versículo por dia? Que exagero!   

                  Fazer devocional todos os dias? Que dificuldade!”

  Nenhuma pessoa porá padrão mais alto do que este, determinado pelo próprio Deus: medita na Palavra dia e noite, quer dizer: o padrão da Palavra está tão imbuído na pessoa que ela pensa, e sonha, de acordo com a Palavra, com o padrão de Deus.

·       CUIDADOSO...em fazer, agir de acordo com o critério da Palavra (Para isso, é preciso conhecê-la bem. Como isso acontece sem lê-la?)

·       PRÓSPERO...no sentido de não trabalhar em vão (Ler Sl 127)  de ver o fruto de seu esforço abençoado pelo Senhor, de vencer as batalhas e os inimigos(Não significa caminho fácil, sem lutas)

·       Preenchido todos esses quesitos, vem a pergunta de hoje:

·       “Não to mandei Eu? Esforça-te, tem bom ânimo, não pasmes nem te espantes (Deus previne: haverá muita coisa para deixar você espantado, estupefato. Não se deixe abater por elas)   COMO?

·       “porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares”

·       “enquanto estão comigo, estou com Eles “  

·       “Irá a Minha presença contigo e Eu te darei descanso” Ex 33.14 ?

 

Dia 06 Por que perguntas pelo Meu nome...que é MARAVILHOSO?” Jz 13.18

Após a morte de Josué, o povo ficou sem liderança humana. O sistema de governo seria TEOCRÁTICO: sob a liderança do próprio Senhor, através da absoluta obediência às orientações da Lei, e observância das festas: sábado(semanal) Lua nova (mensal) Páscoa( março/abril) Primícias(50 dias após a Páscoa) Tabernáculo ou das cabanas( set/out) 

Israel era uma ANFICTIONIA: tribos esparsas com mesmo sistema de leis, adorando um mesmo Deus, com culto centralizado no Tabernáculo, em Silo, onde deveria se realizar as festas estipuladas na Lei, cuja finalidade era reunir todas as tribos para cultuar ao Senhor, e manter a unidade do povo. Cada pai de família foi incumbido de :amar o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força, ESTAS PALAVRAS QUE HOJE TE ORDENO, ESTARÃO NO TEU CORAÇÃO para inculcá-las nos filhos, falando delas: assentado em casa, andando pelo caminho, ao deitar e ao levantar. A Palavra será a determinante  do seu agir e do seu critério pessoal, bem como os princípios que dão estabilidade à sua família e determinam tudo o que é aceitável, ou não em sua casa. O texto termina assim: “O Senhor teu Deus temerás, e a Ele servirás, e pelo Seu nome jurarás”, Dt 6.5-13.

* Mas, cada um...# Andar com Deus é decisão pessoal!E a unidade do povo de Deus, seja no tempo de Israel, como no tempo da Igreja, DEPENDE DO ANDAR PESSOAL COM DEUS! Se você pensa:-“Apenas um(você) não faz diferença” veja o que acontece a uma caixa d’’agua se apenas uma torneira ficar pingando APENAS uma gota, constantemente. Ficará vazia!

·      CADA UM...achou que não precisava ser tão fanático assim, e se

descuidou dessas instruções. Por isso, povos vizinhos subjugaram o povo em diversas partes, e por várias vezes

# Com Deus não se brinca, e os princípios espirituais são para serem estritamente observados. Descuidar-se deles, leva à derrota. Em qual área da sua vida está havendo dificuldades? Vá à Palavra e verifique os princípios sobre esse assunto. Ficará sabendo onde está “o ladrão” que tem roubado sua paz, sua família, seu dinheiro, sua saúde, etc.    

*Quando muito aflito, o povo se lembrava do Senhor, e clamava a Ele, e Deus levantava um juiz que fazia o povo andar nos caminhos da Lei. Mas, morrendo o juiz, o povo descambava novamente para a idolatria. No fim do livro de Juízes,é dito que “não havia rei em Israel...CADA UM fazia o que parecia reto aos seus olhos” Jz 21.25         

*Nesse contexto, o anjo do Senhor aparece a uma mulher estéril, depois a seu marido, Manoá, avisando que eles  teriam um filho que seria nazareno desde o ventre: Sansão, o último juiz notável, e dá as instruções de como criar esse filho. A pergunta de hoje, é  resposta

à pergunta de Manoá: “Qual é o Teu nome?” Veja bem: um pai de família, a quem fôra dada a ordem de Dt 6.5-11, que termina com ”e pelo Seu nome jurarás”, não sabia o nome do Senhor, quando Este lhe apareceu!  # Eles eram o povo de Deus, mas tinham se distanciado tanto da Lei, da Palavra, que não mais O reconheciam ! Será que religiosidade, costume,

excesso de atividade, indiferença e até os problemas o têm  afastado tanto do Senhor e de Sua Palavra a ponto de não mais saber reconhecer Sua voz, Sua presença?

“Seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da paz” Is  9.6?

·       Talvez você O conheça apenas de ouvir, como Jó, e o motivo de seus

problemas seja Deus querendo Se revelar de modo íntimo e pessoal para que venha a dizer, como Jó: ‘agora meus olhos de vêem” Jó 42.5 

 

Dia 07 “É razoável esse teu ressentimento?” Jn 4.4

A melhor pregação que ouvi de meu pastor foi: a obra de Deus é feita, APESAR  do “Jonas” que há em nós! Como essa é uma verdade diária! 

* Jonas é um profeta de Deus que  viveu antes ou no começo do reinado de Jeroboão II, pois profetizou o que esse rei faria, 2 Rs 14.25 

·      É conhecido por ter sido engolido por “uma baleia”, # a Bíblia diz: grande peixe.

·      Nínive era capital da Síria, cujo povo oprimia terrivelmente a

Israel, por muito tempo. E Deus manda Jonas até lá, levar uma mensagem de juízo! Mas Jonas, literalmente dá as costas à direção divina: em vez de ir para leste, vai para oeste, a Jope, tomar um navio, fugindo

de Deus. # E aí, quem você acha não ser digno de ouvir o Evangelho? Que será perda de tempo, etc, etc....Difícil falar de Jesus para nosso inimigo; aliás, nem precisa tanto: apenas com quem não simpatizamos!

·       - Também, pode acontecer de estar fugindo de alguma direção de Deus, por ACHAR...isso e mais aquilo: isso é REBELDIA, e vai acabar mal.    

·      Enquanto todos apelam para seus deuses, devido tempestade que assola o navio, Jonas dorme no porão! # Afastar-se de Deus, gera torpor e a pessoa nem liga para o que acontece à sua volta.

*Afinal, acordado, Jonas confessa ser a causa daquela calamidade e é lançado ao mar. # Muitos problemas e sofrimentos advêm ao se afastar do propósito de Deus. Más escolhas trazem péssimas conseqüências.

·      Envolto em algas, quase afogando, Jonas clama a Deus
   # Você está “enrolado” demais, a ponto de sucumbir? Clame ao Senhor, confesse...

admita a verdade sobre você e seus desvios, mesmo que não tão drásticos como o de Jonas.           

*Um grande peixe engole Jonas e o leva à praia. # Se você não vê saída paras sua situação. Os recursos de DEUS SÃO INUSITADOS: comece a louvá-lO pelo que Ele fará.

·      Agora, Jonas vai a Nínive...

·      # O que precisa acontecer para você obedecer a Deus?  

* Mesmo assim Jonas faz só metade do percurso:proclama a mensagem de Deus por um dia e meio, em vez de três. Os ninivitas se arrependem, e aqui encontramos Jonas: EMBURRADO! Acampado num outeiro perto da cidade, esperando a destruição de Nínive, mas já contando com a misericórdia de Deus, talvez pensando: -“Fiz papel de bobo, Deus não vai destruir Nínive!” Para animar Jonas, Deus faz brotar uma planta para fazer sombra, mas a planta veio a secar e Jonas fica mais azedo ainda. Aí vem a pergunta de hoje: “É razoável esse teu ressentimento?”            

# Gente, quanta paciência Deus tem tido com cada um de nós! Quantas vezes, lembram, não temos sido consumidos por Sua misericórdia, e agora, por Deus agir em misericórdia, ou por coisa de nada, há reação de tanto desagrado. “É razoável esse teu ressentimento?”  

·      A Bíblia não conta o que aconteceu depois, mas a sua história, o que fará com esse seu ressentimento, só você pode decidir. A Bíblia diz:

·      “quem se endureceu contra Ele e teve paz?” Jô 9.4 J  ~~~~~~~~~~~~~~~~

 

Dia 08 “Que te hei de eu fazer? Declara-me o que tens em casa” 2Rs 4.2

Uma mulher fica viúva, cheia de dívidas, e  está a ponto de perder seus filhos, levados como servos pelos credores. # O que faz você quando a situação parece não ter jeito? Homens costumam se fechar, querendo resolver por si sós; mulheres correm daqui e de lá, falando com todos, buscando solução mágica. Essa viúva foi buscar ajuda no lugar certo: o conselho de um homem de Deus.    

·      A nossa pergunta de hoje: “Que te hei de fazer?”

·      DECLARA-ME O QUE TENS EM CASA...muitas vezes, problemas são causados pelo que temos em casa, e soluções são encontradas, lá mesmo.

·      Cristãos são selados com o Espírito Santo,”a sobre excelente grandeza do Seu poder, sobre nós, os que cremos” Ef 1. 19

·      A solução estava em trazer muitos vasos, VAZIOS E LIMPOS, à suficiência do Espírito Santo. Por que vazios e limpos?

·      VAZIOS...pois só se pode pôr coisas onde há espaço.Do que seu coração está cheio? Vá ao Senhor, desentulhe seu coração de tudo quanto lhe aflige, despeje tudo aos Seus pés. Ele já sabe, está esperando você contar-Lhe para intervir.   

·      LIMPOS...”mosca morta no ungüento do perfumador” Pv .....

·      Qualquer sujeirinha pode ser a causa de uma comida azedar. Uma coisa de nada, como mosca morta, estraga todo um vaso de perfume. Deus não derrama Seu suprimento em “vasilhas sujas”. Veja o que entristece o  Espírito Santo: amargura, cólera, ira, gritaria, blasfêmia, malícia= intenções maldosas. Também o ser maldoso, crítico e ressentido

·      ( ver folheto: Deus sofre? )

·      ANDAR NA LUZ...é essencial para se andar com Deus: falando a verdade sobre o que há em seu íntimo, ”o sangue de Jesus purifica de todo o pecado” e restabelece a comunhão no poder do Espírito Santo, 1Jo 1.7       

·      Então, levando ao Senhor, suas necessidades, tantas quantas forem,

·      desde que seu coração esteja vazio e limpo, haverá suprimento no íntimo. Repartindo as preciosidades que recebeu do Senhor, muitos serão suprido também, e todos serão satisfeitos, pois os recursos de Deus são mais do que suficientes. 

 

 

Dia 09        “Fiz pacto com meus olhos, como os fixaria numa virgem?” Jó 31.1

- Hoje a pergunta focaliza  os olhos, assunto muito interessante.

- “Ös olhos são a janela da alma”, diz um ditado popular. É verdade - Mesmo que não diga nada, os olhos revelam o que a pessoa sente, pensa.

- O profeta Obadias traz o juízo de Deus sobre Edom, descendentes de Esaú, por terem eles “olhado satisfeito para o seu mal”, Ob 13  quando Nabuco invadiu Jerusalém após um cerco de três anos, e os judeus tentavam fugir pelas brechas dos muros

#Leia em Obadias ( VT)  como Edom agia.

- OLHOS...também diz respeito a critérios: como a gente “vê”, encara,a vida, os fatos, a si mesmo, tudo o que acontece, os outros. A Bíblia diz “se teus olhos forem bons, todo seu corpo será luminoso Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas”Mt 6.22-23

# Há os que vêem tudo azul, outros vêem tudo negro.

-Na realidade, cristão vê, olha, encara a vida sob o enfoque da Palavra mas, para isso, é preciso conhecê-la bem e, por isso, ser lida - OLHOS...pode referir-se ao que se está vendo, para onde estamos olhando, O salmista, com Jó, tomou uma decisão quanto aos seus olhos: # ”não porei coisa diante de meus olhos”, Sl 101.3

- Gente, isso é sério, especialmente nesta época em que a TV mostra cada cena! E também há o fato de estarmos assistindo, consentindo sem fazer ( Rm 1.32)  muitas situações de valores duvidosos ou ostensivamente contrários à Palavra, quando não de inspiração evidentemente maligna.E o cristão vai ficar vendo isso?

# Uns se fazem de bobos:”Que qui teeem?” ( é sinal de que tem...)

- Sem falar no acesso que a Internet possibilita a tudo quanto é “lixo” pornográfico! # Deus criou homem e mulher, um casal hetero sexual; ordenou que enchessem a terra, sendo o ato sexual o modo divino de se procriar. E disse que era muito bom. Gn 1.27-28, 31

- Mas regulamentou o uso do sexo instituindo o casamento. Gn 2.24

“seja digno de honra o matrimônio ( a instituição do casamento) e o leito sem mácula( diz respeito à união sexual dentro do casamento, e PURA DIANTE DE DEUS, normal, sem estar contaminada com os costumes do mundo) É evidente que só os que estão em comunhão com o Espírito Santo terão sensibilidade para discernir sutilezas, mas LER A BÍBLIA,2Tm 2.7, considerando o que se lê, ajuda muito e possibilita o atuar do Espírito. Hb 13.4

n Jesus disse: “se teu olho te faz tropeçar...” Mt 5.28-30 leia o trecho todo : trata de “atentar numa mulher para a cobiçar...”

- Nesse aspecto, o cristão precisa ser bem radical. Todos os problemas na família de Davi começaram quando ele, além de não estar onde deveria: guerreando com seus homens,  colocou-se numa situação que não deveria.:”viu uma mulher que se estava lavando (ou banhando) e estava essa mulher, mui formosa à vista” 2Sm 11. 1-2  Essa questão é muito delicada, principalmente na época em que, no geral, as mulheres perderam completamente o senso do conveniente, e a noção de pudor. Tudo: a ênfase da TV e das revistas, peças colocadas à venda nas lojas, e a “cabeça” dessas mulheres...TUDO contribui para que os homens fiquem numa situação delicada, pois não há para onde se olhar sem ver uma mulher atiçando a lascívia nos homens: um festival de TUDO À MOSTRA! Vai depender da decisão de cada um DESVIAR OS OLHOS!

- VASTI, uma rainha gentia, nos deixa exemplo de auto estima e respeito próprio: preferiu perder sua posição, e quem sabe mais o quê,a DESFILAR PARA SE EXIBIR A UM BANDO DE HOMENS BÊBADOS dos quais poderia se esperar muitas coisas, menos pensamentos puros. Et 1.11

 

Dia 10  “Por que blasfema de Deus o ímpio,

         dizendo no seu coração que Tu não inquirirás?”  Sl 10.13 corr

- BLASFÊMIA...entristece o Espírito Santo; VEJA A LISTA EM Ef 4.30-32

# E eu fiquei pensando se um cristão, nascido de novo, selado com o Espírito Santo poderia blasfemar. COMO? Pensei: “Ëu não blasfemo!!!” Até Deus colocar o texto de hoje bem diante de meus olhos.PASMEI!  *Quantas vezes pensamos, como o ímpio, que Deus não está “nem aí”para aquela situação, ou pessoa. ISSO É BLASFÊMIA por não ser verdade; mostra que não conhecemos bem a Deus, e ainda nos arvoramos ao direito de JULGAR, determinando o que Deus faz, ou deixa de fazer.Quando não arregaçamos as mangas, e tomamos umas atitudes do tipo:-“Já que Deus não Se mexe, precioso EU fazer alguma coisa, URGENTE!” É claro que não expressamos tais palavras, mas todos conhecem a frase: * *SUA ATITUDE FALA MAIS ALTO DO QUE SUAS PALAVRAS

- O Sl 50.16-22 traça um perfil do ímpio,e serve de Gabarito para nós.

“Ao ímpio diz Deus:

1-“que tens tu que recitar os meus estatutos?“ Ímpio decora a Palavra

2- “que tomar o Meu concerto na tua boa?” Ímpio é religioso

3-  “aborreces a correção”, ninguém gosta de ser corrigido!

4-  “lanças Minhas palavras para detrás de ti”  Como Eva, dá ouvidos a todo tipo de sugestão, não dando atenção ao que Deus diz.

5-  “consente com o ladrão” não apenas fazem e, se não fazem, consentem

6-  “tens a tua parte com adúlteros” Pode tratar, também, de amizade com o mundo: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus?” Tg  4.4

7- “soltas a tua boca para o mal”’Por tão pouco, a gente já “meta a boca” quando a Bíblia diz: só a que for boa para edificação”.......

*Tiago 3.10 adverte quanto ao teor duplo das palavras: “de uma mesma boca procede bênção e maldição.Meus irmãos, não convém que isso se faça assim”

8-“a tua língua compõe engano” Não falar a verdade é mentir, mesmo aquelas mentiras “por educação”, por conveniência, ou omissão, quando se deixa que a pessoa pense o que ela quiser!

9- Assentas-te a falar contra teu irmão” Interessante que se assenta:dá impressão de conversa comprida...Qual o assunto quando se visita o irmâo? Raramente deixa de haver uns comentários críticos, para não dizer maldosos. E as fofocas? 

10- “falas mal contra o filho de tua mãe”, envolve a área familiar.

“Estas coisas tens feito, e Eu Me calei; pensavas que (Eu) era como tu: MAS EU TE ARGÜIREI, e, em sua ordem, tudo porei diante dos teus olhos” Que esse Gabarito da Palavra nos faça mais atentos às nossas próprias atitudes, sabendo que Deus vê, e não deixa passar nada!

- Voltando ao nosso texto inicial, Sl 10.13-14

-O ímpio pensa que Deus não está ligando para nada, mas quem conhece o Senhor sabe “Tu o viste, porque atentas para o trabalho e enfado, para os tomares sob Tuas mãos; # Como esse texto veio bem de encontro ao meu coração, certa ocasião! Como fui consolada, ao “ouvir de Deus” pela Palavra que Ele queria tomar em Suas mãos não só todo o trabalho,e naquela ocasião era muito, MAS também todo o meu enfado: havia tantas coisas que me aborreciam...Louvado seja Deus, há mais:

“a Ti o pobre se encomenda” _ Já dissemos que pobre é quem não tem recursos próprios, insuficientes para a necessidade. Depende de outros. POBRE...AQUI, É QUEM RECONHECE QUE SEUS RECURSOS SÃO INSUFICIENTES PARA A Situação e depende inteiramente de Deus para resolvê-la.

“Tu é o auxílio do órfão” É possível ser órfão tendo pai e mãe: há situações em que eles não podem ajudar, nem resolver. Cada um tem de 

passar sozinho. Para essas situações, há a promessa: “quando teu pai e tua mãe te desampararem, o Senhor te recolherá” Sl 27.10 ? Aleluia!

 

Dia 11 “NO Senhor confio; como dizeis, pois, à minha alma:

             - Fugí para a vossa montanha como pássaro?”Sl 11.1

- Há uns “amigos de Jó”, molestos consoladores, que mais atrapalham que ajudam, colocando sugestões que, se seguidas, trarão mais problemas, quando não nos afastarão do Senhor. O salmista havia ouvido uma dessas: Fugí...

-Ou estaria ele falando consigo mesmo? Ao perceber em seu coração um forte impulso de fugir de tudo, de se esconder, “sumir do mapa”:num instante, “voar” para um lugar onde ninguém o conhecesse, isolado, como na montanha.- Quem já não teve esse desejo? Geralmente quando nos sentimos impotentes ante as situações e, principalmente, quando as PESSOAS que nos cercam são ímpias, falsas, têm uma capacidade espantosa de magoar, de nos fazer mal! “que pode fazer o justo?”11.1

-Vai reagir á impiedade delas agindo impiamente, também?

# Há situações em que oro: “não me mova a mão do ímpio” Sl 36.11 Quando somos atingidos, a reação natural é reagir com a mesma intensidade, “pagar com a mesma moeda”.Mas não o verdadeiro cristão, maduro na fé, esse fala como Davi: “EU CONFIO NO SENHOR”   1Sm 24.12

“Julgue o Senhor entre mim e ti, mas a minha mão não será contra ti”nem a minha boca, nem os meus resmungos, NADA! Espero no Senhor...

- CRISTÃO AGE CONFORME O PADRÃO DA PALAVRA, não é marionete que vive reagindo às atitudes dos outros, por impulsos da carne, muitas vezes atiçados por dardos inflamados do maligno, que usa pessoas para nos tirar da comunhão com Deus, entristecer o Espírito, dar mau testemunho, para depois ainda nos acusar: - “E você se diz cristão!”

# Antigamente,na guerra, para invadir a cidade, os inimigos lançavam em diração às portas de madeira das cidades, enormes dardos tendo na ponta tochas acesas. O fogo queimava a madeira, deixando-a fraca, fáci litando o acesso ao inimigo. Assim age o diabo: usa pessoas ou situações para nos deixar “queimados”, agindo na carne, o que dá lugar ao diabo . Paulo no adverte: “não deis lugar ao diabo” Ef 4.27, 6.16

* Agora você já sabe: quando se sentir “queimado”não invista contra a pessoa, mas ORE, confessando seu pecado = vontade de agir na carne,

e clame pelo socorro de Jesus que venceu o mundo a carne e o diabo,

*Quando quiser fugir, CONFIE NO SENHOR, e encare a situação: nunca baixe os olhos ante o inimigo (ouvi uma vez, e nunca mais esqueci) )

Acerte suas rebeldias, submetendo so aoSenhor, MAS resista, fique firme na sua posição de fé no Senhor que certamnete virá em seu auxílio.

 

Dia 12  “Por que estás abatida ó minha alma,

  e por que te perturbas em mim?  Sl 42.5, 11  43.5

ABATIDO...geralmete se usa para dizer de alguém que está desanimado. Há pouco tempo “caiu a ficha” quanto ao significado mais amplo desse termo: na guerra, quando o inimigo é alvejado, se diz que foi ABATIDO.

·      E nos deixar abatidos, não é uma forma do inimigo nos tirar de combate? Vamos fazer como o salmista que falava consigo mesmo, perguntando - Por que estás abatida, ó minha alma?

·      “Quais têm sido os motivos de seu abatimento? Esses motivos precisam ser levados ao Senhor, pois têm sido armas usadas pelo inimigo para neutralizar sua atuação como cristão: seja paralisando: você não tem ânimo para fazer nada; seja levando a um redemoinho de sentimentos: pessinmistas, amargurados, de revolta ou Críticas e acusações_ que só fazem entristecer o Espírito e “roubam” sua comunhão com Deus, “matam”sua motivação, “destróem” sua alegria: modos de atuar característicos do “ladrão”, o diabo, Jo 10.10 

·      O inimigo vem com tudo, para nos fazer cair: seja em pecado, seja em abatimento:”com força me impeliste para me fazeres cair...”Sl 118.13 

 

PERTURBADA...é quando não conseguimos pensar com clareza: pensamentos confusos e sentimentos instáveis mesclam-se em nossa mente, impedindo-nos de chegar a uma solução, não vemos o caminho para uma saída, não percebemos em que direção é para dar o próximo passo: é outra estratégia para nos paralisar, neutralizando nosso atuar, a fim de nos tirar de combate. Onde a solução? Tanto no Sl 118,como nos Sl 42 e 43,  a solução está no próprio versículo:

     “mas o Senhor me ajudou” Sl 118.13 # Interessante é que, nessas horas, a gente busca ajuda em todo lado, fica como “barata tonta”, e se esquece de buscar ajuda em Quem tem a solução: o Senhor.

Busquemos a ajuda do Senhor! Clamemos por Sua intervenção e... 

      “Espera em Deus...” Sl 42.3,11 - 43.5 - 40.1-4

“Esperei com paciência no Senhor, e Ele Se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, dum charco de lodo (há ocasiões em que nos sentimos, e até estamos mesmo: atolados!) pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Pôs um cântico em minha boca...Bem aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança”

      “pois ainda O louvarei na salvação da Sua presença” Sl 42.5

“Ele é a salvação da minha face (Ele “livra a minha cara”) e Deus meu”

·       Diante de imensa e complicada tarefa de levar o povo até Canaã, a resposa de Deus a Moisés foi:“irá Minha presença contigo, e Eu te darei descanso”  Ex 33.14 

“Os montes se derretem na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra” Sl 97.5

 

 

Dia 13 “Quando vindes para comparecer perante Mim, quem requereu isto

de vossas mãos, que viésseis pisar os Meus átrios?” Is 1.12

* Interessante como a pessoa que não quer nada com Deus, tem prazer e até insiste em ser religioso! A maioria dos cristãos é religiosa: não se declara contra Deus, gosta de cumprir ritos e até guardar certos dias e costumes considerados “santos”; ex: comer peixe na semana Santa. Mas viver a Palavra, tomar sua cruz cada dia...   

* Os judeus não fugiam à regra: gostavam dos rituais da Lei, que os fazia pensar que estavam seguindo a Deus, mas o coração estava bem longe de Seus preceitos, cheio de toda sorte de idolatria.  

* Isso também pode acontecer com filhos de Deus que se afastam da Palavra. Foi o problemas dos Gálatas: tendo começado no Espírito,  

queriam continuar na carne, FAZENDO...FAZENDO...FAZENDO!

# É preciso SER para fazer a obra do Senhor.Deus não está tanto interessado no que você faz, como está interessado no que você é.

 

·       A estes religiosos, Deus diz: SE quiserdes e ouvirdes...” Is 1.19-20

A bênção da VIDA, da satisfação interior está condicionada à Palavra

 

·       “Mas se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada”

# Veja bem: cada um faz sua escolha. Como no Éden, Deus coloca as opções e avisa sobre as conseqüências de cada uma. Deus não castiga ninguém! O modo como Deus disciplina Seus filhos é deixar que sintam as conseqüências de suas escolhas. Mas está sempre pronto a nos acolher em nossa aflição, curar nossas feridas, dissipar nossas transgressões, restaurar a nossa alma.  

·       Por isso é séria a advertência feita a cristãos exemplares:filhos de Deus, selados com o Espírito Santo:

·       “não deis lugar ao diabo” Ef 4.27

 

·       Saindo da “jurisdição” de Deus, estamos expostos à “jurisdição” do diabo. Deus “nos libertou do império das trevas e nos transportou “para o reino do Filho do Seu amor”  Cl 1.13  

# Há um abismo intransponível entre eles, Lc 16.26

 

·       Certa vez vi um filme que me ajudou a compreender essa questão de jurisdição: Em países estrangeiros, a embaixada e os navios de certa nacionalidade são considerados território daquela Nação, sob as leis próprias. Não estão sob a jurisdição das leis do país hospedeiro.     

No filme, o vilão saia do navio, fazia  suas trapaças e se safava,VOLTANDO CORRENDO PARA O NAVIO. (Há muitos cristãos agindo assim: vão dar umas voltinhas no mundo, onde fazem suas trapaças, e voltam correndo para perto de Deus, até que...)

Até que um dia, detetives do país hospedeiro armaram uma cilada para tirar o vilão do navio. Achando-se seguro, pois já saíra ileso muitas vezes, o vilão sai do navio ( jurisdição de seu país)  e é preso pelos detetives, por se encontrar sob a jurisdição do país hospedeiro, onde era culpado por ter feito das dele. Pena não lembrar do nome do filme, por ter visto na TV, e ter pego quase no final. Na realidade, era só para eu aprender mais essa ilustração sobre o que acontece no âmbito espiritual.              

 

·       Bem, queridos irmãos, leiam o capítulo um de Isaías.

·       Convém lembrar que estamos no mundo ( físico)  mas não somos do mundo ( sistema de valores) João 17.14 

·       A Palavra é a Constituição do Reino de Deus. Quando a ignoramos,por descaso em conhecê-la ou por fazer o que achamos melhor, e vamos dar voltinhas no sistema do mundo, estamos nos arriscando a ser pegos em ciladas do inimigo.  

 

 

Dia 14 “operando Eu, quem impedirá? “ Is 43.13

·       Maravilhoso Deus: Soberano, Todo Poderoso!

·       Maravilhoso Deus: sendo Soberano e Todo Poderoso, decidiu restringir-Se para deixar que o homem fizesse suas escolhas voluntáriamente.

·       O diabo se aproxima, induz, seduz, engana com falsos raciocínios e meias verdades, projeta seus pensamentos na mente humana e faz o homem pensar que são seus próprios pensamentos.

·       Deus não: põe as cartas na mesa, avisa sobre as conseqüências e Se afasta, deixando o homem à vontade, sem coagir sua decisão.

·       Gosto do título de um estudo: Deus Soberano, mas não Tirano.

·       O tirano governa sob o impulso do momento,levado por seus humores e interesses pessoais. As leis do país...ORA A LEI ( como dizia certo renomado brasileiro). Para o tirano, ele é a lei: muda as regras a seu bel prazer, joga sujo, usa os métodos que lhe convêm,  não importa a quem prejudica, desde que ele leve vantagem.

·       Mas pelo fato de Deus estar dando um tempo, não significa que deixou de ser Soberano, a Seu tempo, tudo trará à luz, e afinal:

·       todo joelho se dobrará, toda língua confessará “que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” Fp 2.10-11 

·       Somos tão lerdos em compreender, “vesgos” em ver, e de coração tão rebelde para aceitar esse FATO espiritual! Mesmo sendo cristãos verdadeiros. Ante a grandeza da pessoa de Deus, não há o que dizer: 

·       deixo com vocês a pergunta de hoje:

·       agindo Eu”: em sua vida, circunstâncias, saúde, relacionamentos, bens, ministério...na História, no Universo, “quem impedirá?”

·       Is 43.13

·        

Dia 15  “Há outro Deus além de mim?’ Is 44.8

·       Deus enviou o profeta  Isaías para chamar Israel à razão.Logo no capítulo um, Deus expõe a situação de religiosidade hipócrita, dá as opções e mostra as conseqüências. Foi o comentário do dia 13.  

·       Isaías profetizou no tempo dos reis Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias.

Sua chamada específica se deu no ano em que Uzias morreu, ver cap 6. Até o capítulo 39, Deus mostra as conseqüências das escolhas ímpias:fala de juízo sobre Israel e várias outras nações. A partir do capítulo 40, Deus começa a dar-Se a conhecer de modo mais particular, também falando sobre a vinda do Messias: é chamado o “Evangelho” do Velho Testamento.Neste capítulo, é como se Deus sentasse ao lado do povo, e dissesse:- “Vamos raciocinar juntos”. Depois de demonstrar uns fatos sobre Ele agira com Israel, faz a pergunta de hoje:   

 “Há outro Deus além de mim?’ Is 44.8

·       E Deus começa a demonstrar a insensatez da idolatria. Is 44.9 

·       Fala dos artífices de imagens: “Quem funde um deus...que é de nenhum préstimo?” v10-11. Que tipo de pessoas faz isso? O que pensa? Pensa?

·       Leia sobre os ídolos no Sl 115.4-8

·       Refere-se ao ferreiro e ao carpinteiro, v 12-13

·       E mostra como o homem comum usa a madeira, que Deus criou e fez crescer: faz uma fogueira, usa galhos como espeto, aquenta-se, e não pensa:  “faria eu do resto, uma abominação, ajoelhar-me-ia eu ao que saiu de uma árvore? Apascenta-se de cinzas “ Is 44.19-20

·       Eis o diagnóstico: “seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não há uma mentira na minha mão direita? ”

·       “o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos” 2Co 4.4

# Talvez alguém diga:

 - “Isso era naquela época. Cristão não é idólatra” . NÂO ? 

·       Os ídolos do coração sãos piores, pois não são vistos fisicamente.

·       Os ídolos do homem moderno são:

·       DINHEIRO = EU tenho dinheiro, EU compro (consumismo)

·       PODER = EU estou em posição de.../ CONHECIMENTO =EU sei!

·       FAMA= Eu sou o bom, aplaudam-me. / PRAZER = satisfaçam meus desejos.  

Extr Psiquiatria de Deus, Ed.....

·       Vivemos numa época hedonista: o culto do corpo, da aparência, da juventude, da exuberância sexual, do desenfreamento dos instintos e impulsos, da exaltação do homossexualismo, da vida sem limites. Por isso a juventude, desde cedo, busca nas drogas o prazer, e mais tarde, a fuga para o fracasso de não saber lidar com a realidade.    

·       O mundo infiltra-se sorrateiramente nas igrejas, nas vidas de bons cristãos desavisados. É preciso ATENÇÃO! VIGIAR, a começar por nossos próprios pensamentos e critérios:- “Estão de acordo com o padrão da Palavra? Estaremos tolerando “APENAS UM CARACOLZINHO DE NADA”, que pode vir a ser uma praga que dará muito trabalho e, quem sabe, nunca mais se livrar disso?     

·       Dê uma boa espiada nos ídolos do homem moderno, confira com a sua realidade, livre-se deles.

# Ah! Costumo acrescentar mais um ídolo, com dois braços:

n TV : a TV está ligada, cale-se diante dela toda a família, roubando momentos de diálogo e de mútuo conhecimento.

- INTERNET: roubando o tempo de comunhão com Deus, isolando a pessoa, e possibilitando acesso a tanto “lixo” pornográfico, que de outra forma a pessoa não saberia que existe, nem teria coragem de ir atrás. 

 

·       No seu coração, na sua alma, no seu dia a dia:

·       “Há outro Deus além de Mim?’ Is 44.8

 

Dia 16  “porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes?”  Is 45.9

·       É natural do ser humano dar palpites:

·       - “Por que fez assim, não fez assado?” E cada opinião é diferente.

·       Contentar a todos é impossível.

·       No início do capítulo 45, Deus profetiza a respeito de Ciro, sobre o domínio de quem Israel voltaria do cativeiro. Deveria ser muito estranho ouvir sobre um Libertador, antes de ter ido para o cativeiro. Mas como deve ter sido consolador e trazer esperanças aos que viveram no exílio!

# Quando acontecem coisas que não entendo, e têm sido muitas,alguns versículos têm servido de esteio à minha fé e à minha razão: 

·        “anuncio o fim desde o princípio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade”  Is 46.10    Deus é Soberano!

·        -Pessoas mais experientes, para não dizer com mais idade, ao bater os olhos em certas situações, já sabem onde vai dar, já viram “aquele filme”, sabem como termina.   Por que não Deus?  As advertências da Palavra são para evitar besteiras, escolhas insensatas, problemas e muito sofrimento. Mas se não ouvem a Deus, vão ouvir os outros?   

“O avisado vê o mal e esconde-se, os simples passam e sofrem a pena”Pv 22.3 Muito sofrimento e problemas são causados por não se ter dado ouvidos às advertências. 

   “o Senhor tem o Seu caminho na tormenta” Na 1.3 Para Deus não existe tempo ruim. Mesmo na tempestade, Ele não perde o rumo, e quem estiver com Deus chegará a bom termo, através de qualquer tempestade.   

Este, de modo especial:    

“sereis consolados quando virdes o seu caminho e os seus feitos; e sabereis que não fiz sem razão tudo quanto tenho feito nela, diz o Senhor Jeová.” Ez 14.23 

 

·       Outro aspecto desse versículo é o daqueles que se arvoram ao direito de contestar Deus, questionar Seus métodos, caminhos e critérios.Há os que determinam o que Deus fará, ou não. O que Deus pode ou não pode fazer, segundo o critério deles, de acordo com o que eles pensam, acham, sobre a pessoa de Deus, sem o mínimo respaldo da Palavra.   

·       O barro dizer ao oleiro: - “Que fazes?” é o cúmulo da petulância.

  Mas assim não temos sido nós, muitas vezes?

“Eu bem sei os pensamentos que penso de vós,diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais”  Jr 29.11     

 

Dia 17  “Pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria,
               - que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? “ Is 49.15

·       Não é incomum a gente pensar que Deus se esqueceu...Alguns acham que Deus está muito ocupado com coisas importantes para dar atenção às pequenas necessidades ou aos detalhes da nossa vida. 

·       A Bíblia nos faz conhecer Deus, e ensina como pensar dEle com propriedade:

   “Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça”  Lc 21.18

“Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.Até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados”  Mt 10.29-30

“Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis?”

E nenhum deles está esquecido diante de Deus. Lc 12.6

# Uma curiosidade: note como naquele tempo se fazia negócios: dois por uma moeda, cinco por duas! Precisamos estar atentos aos detalhes da Palavra, pois são muito ilustrativos.

“Todas as coisas estão nuas e patentes aos ohos dAquele com Quem temos de tratar (corr) a Quem de prestar contas (RA) Hb 4.13   

  “O Senhor conhece...” Sl 1.6 não só o caminho do justo, mas todas as coisas: sua necessidade de agora, sua aflição de agora, os problemas de agora, mas não Se esquece de Suas promessas,feitas há muitos anos.

·       A questão é: você tem se lembrado de Deus e de Suas promessas, para confiar nEle e esperar o cumprimento delas?

 

Dia 18  “Quem deu crédito à nossa pregação?” Is 53.1

·       É horrível falar ao vento: falar e ser ignorado!

·       Isso tem acontecido com Deus, desde o Éden. E com Seus profetas, todos os que Ele tem enviado a dar Seu recado de amor ou de juízo. 

Aos que têm ido pregar o Evangelho.

·       é comum pensar que ao se chegar com o Evangelho, com a Palavra, haverá boa recepção. Que engano! De onde se tirou essa idéia?

·       É só ler o livro de Atos para ver como houve oposição às boas novas, e até mesmo os judeus demoraram a compreender a nova dispensação da graça. Não esperavam um Messias sofredor, queriam um Messias político, soberano.

·       Filipenses é um excelente manual de evangelismo e mostra a realidade do campo missionário, ou de qualquer ambiente onde há propósito de se evangelizar. ( ver artigo em Discipulado / Evangelismo)

·       Por que as pessoas são religiosas, mas não querem saber de Jesus? 

·       RELIGIÃO...atende à necessidade básica, inconsciente, de aplacar um deus irado. ATÁVICA ?  é PRECISO SER BONZINHO, FAZER SACRIFÍCIOS. O homem quer se fazer aceitável a Deus, por si mesmo. Abomina a idéia de ceder ao fato de ser pecador, e não ter nada que possa fazer para se salvar. Quer fazê-lo por si mesmo, sem depender de Deus.

·       Foi o problemas de Caim. Gn 4 

·       JESUS...aceitar Jesus é aceitar os termos de Deus, em Sua Palavra,de  que sou pecador, estou sob condenação eterna, só há salvação pela fé no sangue de Jesus, no nome de Jesus, Rm 3.23-25, Jo 3.36, At 4.12 . 

·       “o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, lhe parecem loucura, não pode entendê-las porque elas se discernem espi-tualmente” 1Co 2.14  O homem natural existe SEPARADO de Deus, por isso se diz que está morto espiritualmente. MORTE é SEPARAÇÃO !      

·       Fisicamente, há morte quando o espírito de separa do físico.

·       Espiritualmente, há morte quando o espírito existe separado de Deus.

É preciso Deus resplandecer no coração, 2Co 4.6

Onde a Palavra semeada foi acolhida, Mt 13 ,  Lc 15.11

*A Palavra recebida em um coração endurecido = beira do caminho,... pode ser “roubada” pelo inimigo.

*O processo de conversão está ilustrado na parábola do filhos pródigo.

* Nascer de novo é o atuar de Deus quando alguém se converte: dá os passos de lembrar do que sabe sobre Deus, cair em si sobre sua real situação de miséria, decidir ir e ir mesmo a Deus, confessar seus erros. 

* Para ser discípulo de Jesus, as condições são: “tomar sua cruz cada dia’  e “renunciar a tudo quanto tem” Lc 9.23, 14.33

 

·       Todas as religiões pregam o amor, o cristianismo prega a cruz.Pois

sem cruz, não há perdão, nem vida ressurreta, nem vitória, nem nada !

  “Quem deu crédito à nossa pregação?” Is 53.1

 

 

  

Dia 19  “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão,
               -  e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?”  Is 55.2

·       Para causar o consumismo exacerbado, foram criadas inúmeras “necessidades” perfeitamente dispensáveis. O realmente necessário é muito pouco. Mas o consumismo move a gigantesca máquina da ECONOMIA MUNDIAL, muito mais acentuada agora, com o processo da globalização.   

·       A gente pensa que isso só acontece agora, mas Deus já chamava a atenção do povo sobre no que estavam gastando o seu dinheiro, que é a pergunta de hoje.   

·       Como sempre, havia a busca de satisfazer outros apetites que não apenas o físico, e lá ia todo o dinheiro em coisas que não satisfaziam: nem o corpo, nem a alma.

·       Uma das maiores dificuldades pessoais, nos casamentos e nas igrejas

(sem falar no orçamento Nacional e a dívida externa) é a questão financeira. Se você parar para observar onde gasta seu dinheiro, vai saber quais são suas reais prioridades.

·       “onde está o seu tesouro, aí está seu coração”.......

·       O problema, não é o dinheiro em si, mas o que o dinheiro faz com as pessoas e o que as pessoas fazem com o dinheiro.Dinheiro pode ser problema quando não se tem, e quando se tem.  A Bìblia diz:

·       “o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males” 1Tm 6.10 

·       “se vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração” ......

·       Quando Deus não é a prioridade absoluta no coração, há conflito de  interesses: “ninguém pode servir a dois senhores...

·       Onde há conflito falta a paz, escolhas são feitas a favor de um, em detrimento de outro, há descontentamento, frustração. Por mais dinheiro que se gaste, nunca se está satisfeito! É disso que a pergunta trata. A verdadeira satisfação não depende de coisas materiais. Depende de Deus estar no lugar que Lhe é devido, e todas as demais coisas vão para os seus devidos lugares.   1Tm 6.17

·       Deus “abundantemente nos dá todas as coisas, para delas gozarmos”,     

inclusive o dinheiro.

 

Dia 20   “Que é que vês, Jeremias?” Jr 1.11-12

·       As perguntas de Deus são para nos fazer pensar. Para respondê-la, 

o profeta deve ter prestado mais atenção no que via. Perguntas servem para aguçar a mente quando novos ensinamentos serão apresentados.

Deus é didático, conhece metodologia do ensino. Aí, revela  princípio básico dos mais preciosos, como o endosso de um cheque. Jr 1.12

“Eu velo sobre a Minha Palavra para a cumprir” 

·       Deus tem muito cuidado com o que diz. Não diz só por dizer, não faz frases de efeito, nem “enche lingüiça”: sabe que a palavra dita, será cumprida. Com tal seriedade, a Palavra dever ser lida, pregada, acolhida no coração. Deus falou, ‘tá falado.  

·       “passarão céus e terra mas estas minhas palavras não hão de passar”

·       “nem um i ou til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra’  Mt 5.18

·       se acrescentar ou tirar qualquer coisa...  Ap 22.14  e Ec 3.14 

·       Hoje, deixo apenas esse versículo para sua meditação: copie na agenda, coloque como aviso na geladeira, no talão de cheques, DECORE 

·       Pense em cada versículo que foi precioso para você, em momentos especiais. E resolva considerar a Palavra como Palavra de Deus!

 

Dia 21   “Porventura não procuras isto para ti mesmo,
            - deixando o Senhor teu Deus no tempo em que Ele te guia pelo caminho?” Jr 2.17

 

·       PROCURAS PARA TI MESMO...é um princípio espiritual, de semear e colher: planta vento, colhe tempestade 

          De Deus não se zomba: o que semear... ceifará!’   Gl  6.7

·       Cada escolha é uma semeadura, e dará seu devido fruto. Muitos estão sofrendo hoje, por escolhas insensatas do passado, pois Deus nos perdoa, vai conosco na aflição, atende nosso clamor, mas não contraria os princípios estabelecidos por Ele: colhe o que plantou! 

   Vamos viver de modo consistente, ponderando nossas escolhas, de modo a prepararmos um bom futuro para nós, e aqueles que nos cercam:

Conheço viúvas que passam por dificuldades pois o marido não pagou INSS. Há quem tenha uma vida de trabalho duro, por causa de maus negócios  que o marido fez. Mulheres sofrem na velhice, por terem aniquilado o EGO do marido e agora eles são um peso morto. Uns se enchem de filhos, e todos passam necessidade. Há os que gastam todo o salário assim que recebem, e ficam sem nada o resto do mês, se enchendo de dívidas. Não cuida da saúde, fica doente. Não pensa no futuro, fica sempre na pior. E assim vai, complete a lista com o que já viu nesta vida.          

·       Também a Bíblia diz: “deixando as coisas que para trás ficam”,Fp 3.13-14
 Não adianta chorar, lamentar o que foi.

·       O que  RESOLVE  é escolher hoje com sensatez, sob a direção do Senhor.

·        

·       DEIXANDO O SENHOR TEU DEUS...não se trata de ímpios, fala alguns que são povo de Deus, e O deixam!  “O Senhor está convosco enquanto vós estais com Ele’   2Cr 15.2

# “A porta de Deus está sempre aberta: para entrar e para sair”
              (dizia  um professor da escola bíblica) 

·       Jesus não queria que ninguém se sentisse obrigado a seguí-lO.Certa vez,perguntou aos discípulos:”quereis vós também retirar-vos? Jo 6.67-68 Pedro responde: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”. Não foi uma resposta lisonjeira, mas tem expressado a realidade de nossa postura, em muitos momentos da vida. 

 

 

·       NO TEMPO EM QUE ELE TE GUIA PELO CAMINHO... Há um tempo, já crescidinhas, em que as crianças não querem mais dar a mão, quando andam na rua. Como filhos de Deus, somos iguais. Basta estarmos um pouco mais taludinhos, espiritualmente, e já pensamos em largar a mão de Deus, decidindo por onde andar. Aí está o perigo! Aí acontecem as quedas, os desastres, os machucados. O Senhor sabe melhor. Vamos deixar que Ele segure nossa mão, cada dia, sem que haja resistência ou má vontade de nossa parte, de modo que nosso caminhar pela vida se fará por “caminhos aplainados”.. Sl 65.10,  Sl 84.5  

E ainda usufruiremos da companhia do Senhor do Universo, do Senhor dos Exércitos. Que andemos de mãos dadas com o Senhor, com a segurança de Seu maor e cuidado, que faz dizer:

      “o Senhor está comigo...que me poderá fazer o homem?” Sl 118.6 J ~~~~~~~~~~~~  

 

 

 

Dia 22   “Pode o etíope mudar sua pele ou o leopardo suas manchas? ”

Jr 23.13

·       Cada um nasce com uma natureza intrínseca, digitais únicas. Há temperamentos diversos, raças diversas. Diversos tipos de cabelo, cor de pele, cor de olhos. Estrutura óssea, altura e sexo específi-cos. Porém, todos nascem pecadores, porque filhos de pecadores. Ser pecador passou a ser uma herança genética espiritual, como qualquer raça humana, física:

·        todo ser humano já nasce existindo separado de Deus

·       A pergunta de hoje considera a impossibilidade de se mudar características genéticas.         

·       E o cristão? Está escrito que se torna “nova criatura”, 2Co 5.17

·       É dito ser “necessário nascer de novo” e que: quem “não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus” João 3.3,5,7  

·       Como é isso? Na realidade, cada cristão é um milagre de Deus.

 

·       Jesus usou a figura do nascimento para ilustra fatos espirituais paralelos:

1- Fisicamente, o nenê existe na barriga da mãe, em sistema de vida intra uterino: único sistema de vida que o nenê conhece, onde passou a existir.

·       Espiritualmente, todos existem separados de Deus, em sistema de vida próprio do mundo. “o mundo jaz no maligno” 1 Jo 5.19       

2- Fisicamente, em momento específico, geralmente de grande comoção, o nenê sai daquele sistema de vida. Só então passa a contar como pessoa no mundo.   

   Espiritualmente,se diz “nascer de novo” quando alguém sai mundo (único sistema de vida que conhece, ali onde existia sem Deus) e resolve, aceita, pede para ser religado a Deus, em Cristo: recebe a Vida eterna, passando a viver no reino de Deus, sob a jurisdição de Deus.   

3- Fisicamente, é cortado o cordão umbilical

   Espiritualmente, o nascido de novo “corta relações” com o mundo

Não tem mais nada a ver com seu antigo sistema de vida. Já era.

4- Fisicamente, o ar entra nos pulmões e o nenê chora: pelo susto e pela primeira expiração involuntária que dá início à vida. Sem ar, o nenê não tem condições de sobreviver neste sistema de vida.  

   Espiritualmente, selados com o Espírito Santo, Ef 1.13

·      cristão recebe condições de viver espiritualmente. Não há verdadeiro cristão sem o Espírito Santo. Todo o que nasce te, assim como todo ser humano tem umbigo.

5- Fisicamente, o próximo é limpar o recém nascido da sujeira que trouxe do mundo que acabou de deixar. 

   Espiritualmente, o cristão é lavado no “sangue de Jesus...que purifica de todo o pecado”  1Jo 1.7-9  

#  Só Deus, mesmo, para dizer tanto em tão poucas palavras:

“necessário vos é nascer de novo” Jo 3.3,5,7.

·       Nascer de novo, ser justificados pela fé no sangue de Jesus, é ato único, de valor jurídico, pois satisfaz a justiça divina, Rm 3,24-25

# Fisicamente, o nenê que vai para o berçário é o mesmo que estava na barriga da mãe. Mudou o sistema de vida.

  Espiritualmente, quem aceita Jesus e nasce de novo, continua o mesmo: mesmo sexo, altura, cor de olhos, peso, psiquê(com todas suas experiências) Nascer de novo desencadeia um processo que se convencionou chamar de SANTIFICAÇÃO, que dura a vida toda na terra.   

SANTIFICAÇÃO...é separar-se do pecado, separar-se para Deus.

*Como se faz? Rm 12.1-2 explica: “rogo-vos...que apresenteis os vossos corpos...a Deus, que é o vosso culto racional.E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.”  

·       Saiba mais, lendo os artigos dos links  Evangelismo e Discipulado.

#Cristãos, apenas pecadores salvos pela graça, precisam manter constan te comunhão com Deus, não entristecendo o Espirito Santo. Ef 4.30-32.  

  Percebem como é absurdo querer manter os dois sistemas de vida?

·      É o absurdo de cristão querer dar voltinha no mundo!

·      #é absoluto desconhecimento do que ocorre no reino do espírito ao se tornar cristão, falta de discipulado sério e  consistente.

 

 

Dia 23   “Houve alguma nação que trocasse seus deuses, posto não serem Deus?
~          Todavia o meu povo trocou a sua glória pelo que é de nenhum proveito. Jr 2.11

·       Que situação vergonhosa, até perante os gentios: trocar de deus !

Os gentios temiam ofender qualquer deus, por isso adoravam a todos, mas não abandonavam nenhum.

*Israel era povo do Deus vivo, que fizera tantas maravilhas conhecidas

em todo o mundo, conforme testemunho de Raabe aos espias, Js 2.10-11

* Mesmo entre os povos, havia um pacto de fidelidade quando o mais poderoso livrava o mais fraco de algum tipo de opressão. Ser desleal com quem tinha ajudado era considerado traição, passível de se aniqui-lar todo o povo. Os gentios entendiam muito bem o pacto de Deus com Israel. # Deus sempre fala de modo a ser entendido!

·      O modo como Israel desconsiderou Deus, era absurdo até perante os gentios. Chegou o tempo de Deus agir severamente com Israel, por amor do Seu nome.

·      Deus pretende chamar o povo à razão, fazendo-o cair em si quanto ao

absurdo de suas idolatrias, mostrando ser ele o único povo que assim agia, ainda mais sendo Ele o único Deus Vivo, Verdadeiro!

# Precisou ir para o cativeiro, para Israel se livrar da idolatria de uma vez por todas!

·       E quanto a nós? Mesmo entre cristãos há os que trocam “pérolas verdadeiras” pelas atrativas “bijuterias” que o mundo oferece.

Acaso tem acontecido de você trocar Deus, pelo quê? Acha absurdo?

Olhe sua vida,ou ao seu redor...Não se tem tempo para ler a Bíblia, mas se fica horas diante da TV. O domingo deixou de ser o dia do Senhor: vai-se à igreja quando dá, quando se tem vontade, quando não se tem programa melhor. Não se dá o dízimo, mas se arranja ( faz malabarismos no cartão) para ter o que se quer. Há os que trabalham e fazem faculdade à noite, mas vir à escola dominical e ao culto, é cansativo. Não se tem prazer em gastar tempo orando, mas procura-se diversão no “lixo” do mundo. Isso a grosso modo! Fora os ídolos do co-ração. Ser cristão é um grande privilégio e é preciso dar o devido

valor ao que nos tem sido dado gratuitamente, mas custou tão caro a Deus: a nossa salvação.    

 

Dia 24   “que queres que Eu te faça?”  Lc 18.41,  Jo 5.6

·       Já notou como, de vez em quando, Deus faz umas perguntas tão óbvias? Por que as faz?

·       Há um princípio no reino do espírito que Deus respeita: a livre es-colha. Outro, é que é preciso pedir, falar o que se quer, para Deus intervir.  Mt 7.7  

·       Também, deixar de ser cego traria muitas mudanças na vida daquele homem, acostumado a esmolar. Teria ele tido a oportunidade de ter aprendido um ofício? Cego, as pessoas se prontificavam a ajudá-lo. 

Vendo, essa ajuda cessaria. Estaria ele pronto e disposto a essas mudanças?

 # Às vezes, brinco:

-“Cuidado com o que pedem, de repente Deus atende...”

Assim como digo: - “Cuidado com o que falam, de repente Deus escuta!”

Certa vez, indo orar semanalmente com um casal, pedi que começassemos a orar para eu aprender o que eu não sabia, pensando em algumas situações novas para mim.  Quando me dei conta, talvez dois meses de-pois,comecei a rir: começara a fazer seminário modular, e um curso de liderança leiga. Coisa que jamais pensara na vida, ainda mais que já vão longe meus vinte anos.  

·       Quando pedir algo a Deus, pense se está realmente preparado para receber a resposta. Avalie seus motivos: Deus não abençoa motivos errados.  

·       Quando Deus lhe pedir algo, entregue logo, não retenha para si, OBEDEÇA PRONTAMENTE, seja o que for. Há casos de pessoa que se arre-penderam amargamente: reter para si trouxe-lhes muito sofrimento. 

·       Quando Deus diz NÂO, Ele sabe o que faz. Creia que é o melhor para você. Também já vi pessoas que quiseram algo a todo custo, e depois se meteram em situações tão penosas.

·       Façamos dos momentos de oração, ocasião de estar com Deus, expor situações, interceder pelos outros, esvaziar o coração de nós mesmos, confessar nossos pecados, e nos deleitar no Senhor. A Bíblia diz: “Deleita-te também no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração” Sl 37.4   

 

 

Dia 25  “onde estão os teus acusadores?”  Jo 8.10

·       A situação era delicada: uma mulher, pega em adultério, fôra trazida

a Jesus. A Lei determinava que ambos fossem apedrejados, .......

(onde estaria o homem?)

·       Jesus sabia que eles não estavam interessados em cumprir a Lei, mas queriam pegá-lO em algum deslize contra a Lei. 

# Ler a Bíblia com atenção, além da letra, nos alerta: interessante como, por interesses escusos, de repente, pessoas se tornam defensoras do que elas mesmas não praticam, nem respeitam. 

·       Calado, Jesus escreveu na terra uma série de pecados( dizem).Como

insistissem na resposta, Ele disse:”Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.” E voltou a escrever na terra. Todos se retiraram. Então Jesus faz a pergunta de hoje:   “onde estão os teus acusadores?”  Jo 8.10

·       ACUSAR...não nos damos conta ser característica do diabo, Ap 12.10

·       “o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite” Antes de darmos voz ao diabo, 

pensemos muito bem em como lidar com a situação, pois cristão não é conivente com o pecado Se vir o irmão pecar, ORA,  1 Jo 5.16

·       Ao perceber tendências, exorta e admoesta: cumprindo a ordem da Palavra. Não deixe a situação chegar ao ponto de precisar ser disci-plinada. Muitas vezes, há pessoas disciplinadas na igreja por falta de atenção e cuidado dos líderes, em acompanhar a vida das ovelhas do Senhor. É melhor ser duro, usar de autoridade ANTES de acontecer, do que exercê-la para punir.    

·       Se teu irmão pecar contra você, fale com ele, a sós, NUNCA PELAS COSTAS! Leia o trecho todo, saiba como agir, 18.15-17

·       O problema em acusar está em que antes, houve um julgamento e nós decidimos que a pessoa é culpada. Deus é o único Juiz, Tg 4.11-12

Quando julgamos, nos colocamos no lugar de Deus, e quem quis isso?

·       A Bíblia manda não julgar, e avisa que “com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir” Mt 7.1-5  

·       Também há o caso de sermos rigorosos com uns e tolerantes com outros OU rigorosos com os outros, e tolerantes conosco mesmos. 

   Dois pesos e duas medidas é abominação ao Senhor, Pv 20.10

# A Bíblia é livro muito prático, manual de instruções, MESMO! E nos faz conhecer os critérios de Deus para sabermos olhar  para a vida com os olhos do Senhor, assim como secretária dedicada fala e age de acordo com seu chefe, nunca por si mesma. Ninguém diz que secretária eficiente é pessoa sem opinião, sem personalidade!

·       SER ACUSADO...é a outra face da moeda. Cada um reage às acusações de acordo com seu temperamento: uns se voltam para dentro de si, outros atacam tudo e a todos. Sendo acusado, há duas opções:

a)   verificada a responsabilidade do erro, PEDIR PERDÃO, acertar a vida

b)  sendo acusação injusta, ENTREGUE SUA CAUSA AO SENHOR, Sl 35.1  

   PARE DE FICAR SE JUSTIFICANDO, ou TENTAR SE VINGAR   1Sm 24.12

“JULGUE O Senhor entre mim e ti, porém a minha mão não será contra ti”

·       Finalmente, se você é do tipo que vive se acusando, se recriminando,

é sinal de que uns meandros psicológicos precisam ser trazidos à luz do Senhor, e é óbvio que o diabo se aproveita dessa falta de luz para pôr um peso além da conta. “Justificados...temos paz”   Rm 5.1, 8.33

“quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus?  é Deus quem os justifica.”

·       Após termos confessado, pode acontecer de ainda ficarmos sob a 

impressão do pecado. “Desfaço as transgressões como a névoa” Jr 44.22

# Ah! entendi bem esse verso quando ia para o serviço bem cedo, e havia forte névoa que nem me permitia enxergar além de alguns passos. 

Mas, como eu conhecia bem o caminho, ia andando assim mesmo. Ignorava a névoa. Lá pelas 10 horas, brilhava o sol, e nem se dera conta de que a névoa sumira. Mesmo sob a impressão do pecado, tendo confessado a Deus (faça restituição, se for o caso) creia que já foi perdoado, continue andando na luz, e de repente perceberá que “a névoa” se foi.    

 

 

Dia 26   “Por que choras?” Jo 20.13, 15

·       O maravilhoso da Bíblia é revelar Deus querendo nos ouvir. Claro que Ele já sabe, até melhor do que nós mesmos. Mas é um modo suave de chegar, de mostrar interesse, de se dispor a ouvir. Aprendamos com a Palavra! Que nós também possamos ter essa abordagem sensível com os que choram ao nosso lado: sem consolar com chavões “evangélicos”, mas estar ao lado, disposto a ouvir.

·       No caso de Maria, era um choro admissível,não apenas pela morte em si, mas pela frustração de todas as esperanças de Jesus ser o Messias. Expondo seus motivos ao Senhor, teve a alegria de ser a primeira a vê-lO ressurreto, e levar Seu recado aos outros que também choravam. Consolando, como fomos consolados, 1Co 1.3-4.

·                 

·       E quanto a você, quais têm sido seus motivos de choro?

·       Tristeza, amargura, desespero, angústia, frustração, desapontamento,   

raiva, remorso, por não ver saída... e por aí vai, complete a lista. 

·       Vá a Jesus # Certa época, “fritava” ao ouvir sempre essa mesma resposta de uma pessoa a quem ia pedir ajuda. Até que fui a Jesus! Hoje, agradeço-a por ter me dado a única orientação naquele caso.     

# Certa vez, depois de ter feito uma choradeira, despejado tudo ante o Senhor, abri a Bíblia para ler um salmo (sem buscar Palavra aleatória)  bati os olhos num verso que me consolou muito:  Sl 56.8

“põe as minhas lágrimas no Teu odre: não estão elas no Teu livro?”   

·       Suas lágrimas não caem em vão, o Senhor as recolhe!

·       HOMENS, esse salmo foi escrito por valente homem de guerra, escolhido para ser proeminente rei de Israel: chorou, e foi consolado pelo Senhor. Jesus chorou. Não “engula”sua lágrimas, leve-as ao Senhor.     

·       Hoje, deixo você com o Senhor: conte tudo a Ele, peça-Lhe que envie alguém para ajudar, se for o caso ( FALE CONOSCO está à disposição)   

·       Aflições fazem parte deste mundo, Jesus nos avisou, e animou:“tende bom ânimo, Eu venci o mundo” Jo 16.33

·       Haverá um dia, em que Deus enxugará toda a lágrima, Ap 21.4

Então, fale à sua alma, como se fala às crianças: - “Vai passar...”

·       Louvado seja Deus, vai mesmo!

 

Dia 27  “amas-Me?” Jo  21.15,16,17

·       Deus é tão Maravilhoso! Imaginem a cena: de manhãzinha, pescadores voltavam sem nada. Frustrados, deprimidos, cansados, e sem nada para comer, nem nada para vender, a fimde obter  algum dinheiro para sua subsistência. Não estavam mais com Jesus que lhes garantia o pão. Jesus chega, tocando no ponto vital:

·       ”tendes o que comer?” Muitas vezes não entendemos como a aproximação de Jesus faz-nos perceber, ainda mais, a nossa situação de miséria.       

·       Mas,na Palavra,  na orientação de Jesus, mesmo que absurda aos olhos humanos, está a resposta às nossas necessidades. Tendo acatado a orientação, houve abundância!   

·       Assim, eles foram levados a se lembrar de como tinham começado a  andar com Jesus. # Acontecem coisas, em nosso caminhar cristão. Não raro, pensa-se que tudo acabou, que talvez tenhamos nos enganado, que não era por aí mesmo...Melhor voltar à antiga vida. Aí, é o momento de lembrar como foi o início de nossa vida cristã. Tudo o que já passamos com Jesus, quando Ele estava presente ( pensamos que Ele SE ausentou) “acaso sou Eu Deus de perto, e não de longe?” Mesmo quando a gente não sente nada de Deus, quando  nuvens negras cobrem nosso horizonte, ou as sentimos sobre a cabeça,  lá está o Senhor: Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe? Jr 23.23     

·       Pedro, sempre o Pedro, adianta-se e vai ao encontro de Jesus, dando oportunidade de terem essa conversa. Assim Jesus trata Pedro, que O havia negado! Assim, Jesus restaura a Pedro, que O havia negado.   

·       O que se depreende daí? Deus sabe quem somos, Jesus sabia que Pedro O negaria, só nós temos ilusões a respeito de nossa bondade, justiça, lisura. # Outro dia, tive oportunidade de falar com meu neto: _ “Ninguém merece nada, nem de Deus, e Ele sabe disso. Por isso, Jesus morreu por nós” Por nossos atos, nunca seremos merecedores diante de Deus,

·        “pelas obras de lei nenhuma carne será justificada ”  Gl 2.16  

·       Deus iguala todos os homens, olhando para o coração: não importa inteligência, cultura, diplomas, posição, experiência, idade, sexo, 

fama, reconhecimento mundial, autoridade  ( mais o quê?)

·       Jesus vai direto ao ponto: “Amas-Me?”

·       Interessante: amar a Jesus foi o motivo e a condição de ter sido Pedro enviado a apascentar cordeirinhos e ovelhas.

·       Apascentar cordeirinhos e ovelhas é a expressão de um coração que ama Jesus. Quem não ama a Jesus, é incapaz de apascentar ovelhas. 

·       Tudo o que fazemos, ou deixamos de fazer deve ter essa única motivação. “Amas-ME?”

 

Dia 28  “Que te importa a ti?” Jo 21.22

·       Às vezes, Jesus dava cada resposta...Falava cada coisa pesada!

·       E o fazia em amor. Só Ele mesmo! Precisamos buscar dEle esse equilíbrio entre firmeza e brandura, humildade com autoridade.

·       Jesus tinha tido um momento muito especial com Pedro, restaurando-o perante si mesmo e perante os outros, confirmando o ministério dele, de abrir as portas do reino de Deus, que Pedro o fez em Pentecostes, aos judeus, e em casa de Cornélio, aos gentios. At 2.14  e cap 10

·       Também predissera o modo como Pedro iria morrer. Tantas coisas para Pedro pensar, ponderar, guardar no coração, no entanto, Pedro vira-se e pergunta o que seria de João. Aí vem a nossa pergunta de hoje:  

“Que te importa a ti? Segue-me tu” Jo 21.22

 Em outras palavras:- “O que você tem com isso? Cuida da sua vida! “

·       Louvo ao Senhor por ter deixado documentadas, para nosso ensino, todas essas situações. Como somos parecidos com Pedro: -“O culto foi uma beleza, fulano precisava estar aqui!”  Deus fala a você, ESCUTE!

·       “Tira  primeiro a trave do teu olho...” Mt 7.1-5

Primeiro, você cuida do seu andar pessoal com Deus, mesmo sendo líder, escolhido e enviado por Deus. Ser líder, não isenta ninguém de seguir a Jesus. Pelo contrário: como ajudar, ensinar, admoestar, corrigir, disciplinar, moldar vidas conforme o Gabarito da Palavra, SE ele mesmo não o faz? Cai no mesmo erro dos fariseus, hipócritas, .....

* Depois, continuando a cuidar de seguir a Jesus, irá cuidar das ovelhas que o Senhor mandar à sua áreas de influência.

‘Aquele pois que cuida estar em pé, olhe não caia” 1Co 10.12

“o que de mim ouvistes, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros” 2Tm 2.2

 

 

Dia 29  “entendes o que lês?” At 8.30

 

·       Vejamos como este episódio começa: por causa da perseguição aos

cristãos, em Jerusalém, “descendo Filipe à cidade de Samaria  lhes pregava o Evangelho...multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia...e viam os sinais que ele fazia...e no nome de Jesus Cristo se batizavam, tanto homens como mulheres.”  At 8.5-6, 12

“Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João...então lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo” At 8.14,17        

 *No meio de todo esse TRABALHO BEM SUCEDIDO PARA A GLÓRIA DE DEUS...

“O anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai...ao caminho...para Gaza, que está deserta. Levantou-se e foi. ” At 8.26

  # Podem imaginar alguém obedecer assim , tão prontamente, para ir a um lugar deserto, sendo que tudo estava acontecendo em Samaria?

    Que belo exemplo de pessoa que se deixa conduzir pelo Senhor!   

·       Naquele caminho deserto, vem chegando um carro “disse o Espírito a

Filipe:- Chega-te e ajunta-te a este carro. E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: ENTENDES O QUE LÊS?   At 8.29-30

     P “como poderei entender se alguém não mo explicar? At 8.31 

·       A Palavra de Deus precisa ser pregada, explicada. Deus assim o quis.

·       Assim foi quando Moisés recebeu a Lei e a leu para o povo, Ex 35.1

·       Era para ser assim a cada sete anos, quando todo o povo deveria se

reunir para ouvir a Lei e confirmar sua aliança com Deus.  

·       Foi assim na volta do cativeiro, quando a língua já havia se modificado bastante e termos precisavam ser explicados, bem como situações e detalhes da Lei.  Ne  

·       Era essa uma das funções dos escribas: ensinar a lei, especialmente nas sinagogas, onde os meninos iam também para aprender a ler. 

·       Jesus, no caminho de Emaús, “começando por Moisés e por todos os

profetas, explicava-lhes o que dEle se achava em todas as Escrituras” 

Lc 24.27

·       Toda a pregação deve ter o intuito de esclarecer, explicar a Palavra

·       Hermenêutica é uma das matérias do seminário, e justamente ensina

como se faz para facilitar a compreensão da Bíblia, através de outras informações. Procurem ler “Nada me Faltará”de Phillip Keller  Ed BetÂnia ? e depois leia o salmo 23. Verá a diferença no entendimento.  

 

·       Discipulado sério e consistente consiste em explicar as Escrituras

de modo que o novo convertido se aproprie das verdade espirituais básicas do cristianismo, e aprenda a trazer para o cotidiano o GABARITO( comportamento padrão) da Palavra.

·       Primeiro, é preciso quem explique as Escrituras

·        

·       Mas, igualmente importante, é a Palavra ser recebida no coração. 

      # A Bíblia é para ser lida, recebida crida no coração!

·       Aí, entram atitudes pessoais quanto à Palavra:

·       “estes(de Beréia) foram mais nobres do que os...(de) Tessalônica,   

...de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” At 17.11,  1Ts 2.13

“havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus,a receberam não como palavra de homens,mas(segundo é na verdade) como palavra de Deus”

·       Jesus fala da Palavra semeada em diferentes solos, significando

tipos de corações, e qual foi o resultado em cada um deles, Mt 13.3   

·       Também, “o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente.” 1Co 2.14

·            O Espírito atua no coração que acolheu a Palavra. 

 

·       Oremos como o salmista, no Sl 19.18:

 “Desvenda os meus olhos para que veja as maravilhas da tua Lei” #

 

Dia 30 “sois tão insensatos que,

              tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?” Gl 3.3 

 

·       Esta pergunta pode ser feita a muitos cristãos, em todas as épocas.

·       Deve ser feita a nós mesmos, de vez em quando, atendendo a 1Co 11.28

“examine-se o homem a si mesmo...” 

# Usar o computador fez “cair a ficha” sobre alguns fatos espirituais; por exemplo: posso configurar uma página do modo que quero mas, ao desligar o computador, a página sempre volta à configuração antiga.

  Há um comportamento natural ao ser humano que permanece, mesmo quando alguém aceita Jesus: é a carne. Depois de salvos, começa um processo chamado de santificação, explicado em Rm 12.1-2,  como sendo

          “transformai-vos pela renovação da vossa mente”     

o que vem a acontecer pelo culto racional.

·       “A lei do espirito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte” Rm 8.2  

# Para melhor entender o significado desse verso, vamos pensar em um avião: é emocionante vê-lo romper a força da gravidade, e SUBIR...

voando a velocidade espantosa, lá em cima, no céu.Leis de aerodinâmica

precisaram ser descobertas e postas em prática para que o avião voe.

  Mas, se apenas um parafuso se soltar, o que acontece? O avião cai.

Por que? Porque a lei da gravidade não foi anulada: foi apenas neutralizada pelos princípios de aerodinâmica que, se não forem rigorosamente observados, volta a prevalecer , e o avião CAI.        

 

# A carne é nosso condicionamento natural de pecador. Cristão é apenas um pecador salvo pela graça. Não deixa de ser pecador. Daí a extrema importância de se aprender a andar no Espírito o quanto antes. Pois, não andando sob a influência do Espírito, VOLTA  a prevalecer a lei natural do pecado, e diz-se que esse  cristão “anda na carne”. 

·       Avião caído, deixa de ser avião? Não. Mas é preciso deixá-lo novamente em condições de observar as leis da aerodinâmica para que volte a voar. Cristão que passa a andar na carne, não deixa de ser cristão. Mas precisa ser trazido de volta aos princípios do andar no Espírito para que possa novamente exercer sua função de filho de Deus “no meio desta geração pervertida e corrupta”

·        

·       Só para lembrar:“se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito”

NÃO SEJAMOS COBIÇOSOS DE VANGLÖRIAS, IRRITANDO-NOS UNS AOS OUTROS, INVEJANDO-NOS UNS AOS OUTROS.” Gl 5.25-26

·        

·       Porque a carne, crucificada, ainda grita, é preciso ficar firme na fé em Jesus e na Palavra, para não dar ouvidos aos seus clamores.#

  

Dia 31  “Achará porventura fé na terra?” Lc 18.8

 

 

PARA FUTURA PESQUISA: “Por que perguntas pelo Meu nome?”Jz 13.18 ~ J 

 








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2017 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.