Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

12 de junho Dia dos Namorados *oc
06 19 Corpo de Cristo oc
FOME de AMOR oc cs
05 11 E o pai com ISSO ? oc he
05 10 mãe requer PAI oc he
05 09 QUEM CUIDA ??? oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
06 12 'paixonite' ACABA oc rfx
06 20 O que é CORPUS CHRISTI ? oc
05 08 ...Percepções diferentes* oc
VerddS : importa saber oc cs
07 de abril Hist oc
05.23 > Você é Responsável ! oc
é FERIADO oc
 



06 ... DENOMINAÇÕES

PARA IMPRIMIR:  1-  SELECIONE O TEXTO,  CLIC em  ARQUIVO >  IMPRIMIR > SELEÇÃO   
                                                                         > para imprimir frente e verso, selecione apenas parte do texto
                           
 2-  SELECIONE O TEXTO :  dê C+C _  abra artigo novo no seu computer _  dê C+V  e  Salve! 
                                                       imprima do seu jeito, frente e verso  para economizar papel
                           RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS: CITE SEMPRE A FONTE DE ONDE EXTRAI OS ARTIGOS


No desenvolver da Reforma surgem as várias denominações.

* Através da História, nota-se que um certo episódio dá início a um PROCESSO  que desencadeia uma série de acontecimentos, vindo a eclodir em mudanças  radicais que mudam o rumo da História.

*No período chamado  REFORMA, muitos fatores contribuíram e deram continuidade ao que parecia ser apenas um  alerta aos fiéis católicos. Nunca Lutero imaginou no que iria resultar. (veja o filme!)

* Dentre outros, fatores decisivos foram: a descoberta da imprensa que possibilitava cópias mais rápidas e baratas de livros, sendo que o primeiro livro impresso foi a Bíblia em alemão, de modo que o próprio povo poderia ler as escrituras

* e a conseqüente tradução da Bíblia para outras  línguas vivas ( falada pelo povo), pois o Latim se tornara uma língua morta, no sentido de que ninguém mais a falava, a não ser os padres, ao rezar a missa. Nesse sentido destaca-se na Inglaterra, a obra de Wycliff,( ainda hoje há missão com o nome dele)    # O que veio a ocasionar outra mudança: o povo precisaria aprender a ler.

* Em 1.525 é publicado em inglês, o Novo Testamento de Tyndale, divulgado sob proibição. 

* Na mesma época, Deus fala a um suíço alemão, Zwinglio e este já tem muitos adeptos.

* Por ocasião da Dieta de 1.529, em Spira, por causa da decisão dos católicos de impedir qualquer propaganda da Reforma, seus adeptos protestaram...vindo daí a designação de PROTESTANTES,

aos que seguem a fé evangélica.

* Calvino, francês, já é a segunda geração da Reforma. Declara-se protestante em 1.533 e tem de fugir de  Paris, devido súbita perseguição. Durante uma permanência de três anos em Basiléia(Suíça) com apenas 26 anos de idade, Calvino escreve as famosas Institutas, que até hoje dão as diretrizes do Calvinismo, base doutrinária dos Presbiterianos. Foi a primeira obra importante, doutrinária escrita fora de igreja católica.  Em Genebra, Suíça, Calvino funda uma Academia vindo a influenciar pessoas de toda a parte do mundo. Dentre eles,  destacam-se Guilherme de Orange e John Knox.

* Na França, pessoas da elite aderem à Reforma e não se conformam em aceitar passivamente a perseguição da igreja católica, vindo a falar em resistência armada, o que veio a dar na famosa noite de São Bartolomeu: em 1.572: aproveitando a vinda de nobres de todo lado, para o casamento de Henrique de Navarra,  a rainha Catarina de Médicis ordena um massacre aos huguenotes como eram chamados os protestantes, por se reunirem à porta do palácio do Rei Hugo, propriedade tida por mal assombrada. A luta vai até 1.598, terminando com o édito de Nantes, que afrouxou a perseguição.  

* Guilherme do Orange foi líder fundamental à Refoma no Países Baixos. .....

* John Knox o foi na Escócia.

* Na Inglaterra, o rompimento com a igreja católica se deu por uma briga pessoal do rei Henrique VIII e o papa . Mas não havia movimento significativo contra Roma, apesar da divulgação do Novo Testamento de Tyndale , e da continuidade das idéias de Wicliff _ pelos irmãos Lollardos.  

   De fundamental importância foi a ordem real de que cada igreja deveria ter uma Bíblia em inglês, com letras grandes, à qual povo poderia ter acesso.  Traduzida por Tyndale, serve de base às traduções da Bíblia em inglês até hoje. Os monges foram expulsos dos mosteiros e suas terras tomadas pelo rei.

A sucessora de Henrique VIII, a rainha Maria, pretendendo fazer a Inglaterra voltar ao catolicismo fez um grande favor à Refoma. Três mártires: Cramer, Ridley e Latimer: estes dois últimos queimados vivos, levantaram forte oposição do povo a Roma,devido tão grande selvageria em nome de Cristo.

* Cristãos fervorosos dão origem aos PURITANOS; muitos fogem da perseguição indo  para a América no navio Plymouth, em 1608 

* A rainha seguinte, é favorável ao protestantismo.Desde a era medieval a igreja assunto do governo,  sob regime episcopal, e a rainha Isabel torna-se Chefe da igreja. Por isso a Reforma não trouxe mudanças drásticas, especialmente na forma de culto. Um grupo que queria reformas mais radicais, dentre os Puritanos, deu origem aos CONGREGACIONAIS . A Bíblia tornou-se o livro do povo.        

* Em 1.638 começa rebelião aberta, armada, da Escócia contra as imposições religiosas do rei da Inglaterra que governava os dois países. Essa luta entre protestantes e anglicanos dura até hoje.  

* No centro da Europa, dentro do movimento da Reforma, em partes da Alemanha e países Baixos, surge grupo mais zeloso, que pedia um seguir mais estrito das Escrituras, e que batizavam de novo

seus adeptos como evidência do ‘novo nascimento’ Dependia da decisão pessoal de cada membro.

   Dentre seus líderes, destaca-se Meno Simons( 1492 –1.559) dando origem aos MENONITAS.

Conclusão: estudando a história da reforma ficamos sabendo a origem das diversas denominações.

Luteranos, Presbiterianos (Calvino) igreja Anglicana (oficial na Inglaterra) Puritanos que vão para a América, Congregacionais,  Anabatistas, que são os Batistas, e os Menonitas. Oportunamente, veremos como a fase seguinte da História: MISSÕES,  faz com que essas denominações se espalhem pelo mundo.J








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2018 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.