Cada Dia, o Ano Todo!
Novembro
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

10.31 oc...Reforma
11. 01 Quem são os santos ? oc...
11. 02 Oc..Dia dos Mortos
11.15 Oc...República
11. 15 Antecipe o Natal nov dks
10.29 oc...Reforma e Apocalipse
26b MUDANÇAS rfx
11.19 Oc...Bandeira, para quê?
26c.Desejar não basta rfx
28 DETERMINADOS
29 .Em tese, rfx
30 .Onde quer chegar?
32.Profecias rfx
11.15 Oc...ESCOLHAS
11.01 Oc...Idolatria,Hist
11.01 Oc_ Origem do dia dos Mortos
11.20 Oc..Consciência negra,
27. Onde quer chegar ?
* 07 20 H, na Lua oc
10.31 oc ...Esclarecendo
7-O reino de Deus (jan)
26a.FECHADO PARA BALANÇO rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
11.14 ...ORA, BRASIL !
Oc ...Dia da Bíblia esc
10.30 Oc...Cinco 'Solas' ...
11.19 ...Símbolos Nacionais d.e
11.20 Oc...Negros ilustres
26d.Tempo de prosseguir oc
11.09 Pré Festas oc
31.Tempo de Mudar oc
26e.O que vc aprende...
Converse com seu filho oc
 



Fé em compartimentos?

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                             http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL    https://soundcloud.com/cbmcbrasil

18 de setembro de 2017

Dezenove anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Fé em Compartimentos?  Por Robert Tamasy

 

Compartimentos podem ser úteis. Temos “porta-luvas”, compartimento de nossos veículos, embora dificilmente alguém o use para guardar luvas. Em lugar delas, guardamos ali lanternas, mapas, manuais para reparos e outras coisas. Mas será que a espiritualidade de uma pessoa – sua fé – deveria ser mantida em um compartimento, de onde é tirada apenas em ocasiões especiais?

 

Recentemente um amigo que procura encorajar e desafiar profissionais e empresários a refletir Jesus Cristo de forma efetiva e consistente no mercado de trabalho me fez o seguinte comentário:

  “Tento ajudar meus grupos a integrar sua fé ao seu negócio e à sua esfera de influência no mercado de trabalho. Infelizmente, eles estão muito compartimentados; são justos aos domingos e um terror santo o restante da semana.”

 

Esta afirmação é forte, e também triste. Aparentemente esses homens e mulheres de negócios deixaram de captar a ligação entre a verdade bíblica que lhes tem sido ensinada e a sua aplicação apropriada para o trabalho que desempenham ao longo da semana. Desde o princípio este tem sido o objetivo do “Maná da Segunda” – mostrar a relevância prática do que a Bíblia ensina quanto a conduzirmo-nos no trabalho cotidiano. 

 

Há um adágio que diz: “O leste é o leste e o oeste é o oeste – e nunca os dois se encontrarão.” (NT.  Verso de um poema de Kipling).  Entretanto, no que diz respeito à fé em Jesus Cristo, a Bíblia diz que Sua presença e influência em nossa vida devem estar evidentes onde quer que estejamos e em tudo o que fazemos.  Considere:

 

Somos chamados para servir a quem?  É típico acharmos que vamos trabalhar e que estamos ali para servir a nossa companhia, organização ou superior imediato. Em certo sentido isso é verdadeiro, mas a Bíblia diz que temos uma vocação mais elevada. “Tudo o que fizerem, seja em palavras ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus...Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.”  (Colossenses 3:17, 23-24). 

 

Compartilhamos uma parceria única.  Somos tentados, às vezes, a questionar o valor do nosso trabalho, a significância do que fazemos todos os dias. De acordo com as Escrituras, devemos entender que trabalhamos em concerto com Deus e Seus planos. “Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.” (I Coríntios 3:9). 

 

A realização no trabalho provém de Deus.  Nós geralmente olhamos para o nosso trabalho em busca de significado e realização, mas ele pode ser ainda mais significativo quando feito como o objetivo de servir a Deus e aos outros. “Por isso, cheguei à conclusão de que não há nada melhor para o homem que aproveitar bem o que ganha com seu trabalho, comer e beber à vontade. Também vi que até mesmo esse prazer vem de Deus. Porque ninguém pode se alegrar, ou se alimentar, sem Deus.” (Eclesiastes 2:24-25). 

 

Nós representamos Jesus por meio do nosso trabalho.  Muitos que estão fora da família de Deus jamais iriam a uma igreja por si mesmos. Nosso trabalho traz embutido naturalmente uma oportunidade de representar Jesus para outras pessoas. “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o Seu apelo por nosso intermédio.” (II Coríntios 5:20). 


Próxima semana tem mais!


© 2017. Robert J. Tamasy é jornalista, editor e escritor, autor de, 'Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today’s Workplace' e 'Tufting Legacies' (ainda não traduzidos para o português. Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu, 'The Heart of Mentoring' e tem editado numerosos outros livros, incluindo 'Advancing Through Adversity', por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com, e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).



Questões Para Reflexão ou Discussão   

  1. Que “compartimentos” você costuma usar em sua vida? Qual o seu propósito?

  2. Como você reage à afirmação: “são justos aos domingos e um terror santo o restante da semana.” Você acha que esta avaliação de empresários e profissionais é muito dura ou já experimentou esse tipo de atitude também?

  3. Se você aplicasse ao seu trabalho a exortação “faça de todo o coração, como para o Senhor” como ele seria? Seria diferente do que acontece hoje?

  4. Quando você lê que somos “cooperadores de Deus” ou “embaixadores de Cristo”, o que isso significa para você? Seria real para nós, caso compartimentássemos nossa fé? Explique sua resposta.

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 10:5,9;  11:1,3;  16:11;  18:9;  20:14;  21:5-6;  22:4, 29;  27:18, 21;  Efésios 2:10. 


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br-Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.

 

zz






Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2017 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.