Cada Dia, o Ano Todo!
Julho
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

07 09 Constituinte oc
07 09 Dever de consci~ oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
07 10* Dia da Pizza oc
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
 



Fé em compartimentos?

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                             http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL    https://soundcloud.com/cbmcbrasil

18 de setembro de 2017

Dezenove anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Fé em Compartimentos?  Por Robert Tamasy

 

Compartimentos podem ser úteis. Temos “porta-luvas”, compartimento de nossos veículos, embora dificilmente alguém o use para guardar luvas. Em lugar delas, guardamos ali lanternas, mapas, manuais para reparos e outras coisas. Mas será que a espiritualidade de uma pessoa – sua fé – deveria ser mantida em um compartimento, de onde é tirada apenas em ocasiões especiais?

 

Recentemente um amigo que procura encorajar e desafiar profissionais e empresários a refletir Jesus Cristo de forma efetiva e consistente no mercado de trabalho me fez o seguinte comentário:

  “Tento ajudar meus grupos a integrar sua fé ao seu negócio e à sua esfera de influência no mercado de trabalho. Infelizmente, eles estão muito compartimentados; são justos aos domingos e um terror santo o restante da semana.”

 

Esta afirmação é forte, e também triste. Aparentemente esses homens e mulheres de negócios deixaram de captar a ligação entre a verdade bíblica que lhes tem sido ensinada e a sua aplicação apropriada para o trabalho que desempenham ao longo da semana. Desde o princípio este tem sido o objetivo do “Maná da Segunda” – mostrar a relevância prática do que a Bíblia ensina quanto a conduzirmo-nos no trabalho cotidiano. 

 

Há um adágio que diz: “O leste é o leste e o oeste é o oeste – e nunca os dois se encontrarão.” (NT.  Verso de um poema de Kipling).  Entretanto, no que diz respeito à fé em Jesus Cristo, a Bíblia diz que Sua presença e influência em nossa vida devem estar evidentes onde quer que estejamos e em tudo o que fazemos.  Considere:

 

Somos chamados para servir a quem?  É típico acharmos que vamos trabalhar e que estamos ali para servir a nossa companhia, organização ou superior imediato. Em certo sentido isso é verdadeiro, mas a Bíblia diz que temos uma vocação mais elevada. “Tudo o que fizerem, seja em palavras ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus...Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.”  (Colossenses 3:17, 23-24). 

 

Compartilhamos uma parceria única.  Somos tentados, às vezes, a questionar o valor do nosso trabalho, a significância do que fazemos todos os dias. De acordo com as Escrituras, devemos entender que trabalhamos em concerto com Deus e Seus planos. “Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.” (I Coríntios 3:9). 

 

A realização no trabalho provém de Deus.  Nós geralmente olhamos para o nosso trabalho em busca de significado e realização, mas ele pode ser ainda mais significativo quando feito como o objetivo de servir a Deus e aos outros. “Por isso, cheguei à conclusão de que não há nada melhor para o homem que aproveitar bem o que ganha com seu trabalho, comer e beber à vontade. Também vi que até mesmo esse prazer vem de Deus. Porque ninguém pode se alegrar, ou se alimentar, sem Deus.” (Eclesiastes 2:24-25). 

 

Nós representamos Jesus por meio do nosso trabalho.  Muitos que estão fora da família de Deus jamais iriam a uma igreja por si mesmos. Nosso trabalho traz embutido naturalmente uma oportunidade de representar Jesus para outras pessoas. “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o Seu apelo por nosso intermédio.” (II Coríntios 5:20). 


Próxima semana tem mais!


© 2017. Robert J. Tamasy é jornalista, editor e escritor, autor de, 'Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today’s Workplace' e 'Tufting Legacies' (ainda não traduzidos para o português. Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu, 'The Heart of Mentoring' e tem editado numerosos outros livros, incluindo 'Advancing Through Adversity', por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com, e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).



Questões Para Reflexão ou Discussão   

  1. Que “compartimentos” você costuma usar em sua vida? Qual o seu propósito?

  2. Como você reage à afirmação: “são justos aos domingos e um terror santo o restante da semana.” Você acha que esta avaliação de empresários e profissionais é muito dura ou já experimentou esse tipo de atitude também?

  3. Se você aplicasse ao seu trabalho a exortação “faça de todo o coração, como para o Senhor” como ele seria? Seria diferente do que acontece hoje?

  4. Quando você lê que somos “cooperadores de Deus” ou “embaixadores de Cristo”, o que isso significa para você? Seria real para nós, caso compartimentássemos nossa fé? Explique sua resposta.

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 10:5,9;  11:1,3;  16:11;  18:9;  20:14;  21:5-6;  22:4, 29;  27:18, 21;  Efésios 2:10. 


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br-Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.

 

zz






Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2018 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.