Cada Dia, o Ano Todo!
Abril
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
04 1º. de abril: dia da MENTIRA oc
* 07 20 Homem na Lua oc
03 20 Início do out 21.03 oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
dom de Ramos: PROVOCAÇÃO oc
04 22 DIA da Terra oc
04.22...Por que a Terra?
07 de abril Hist oc
Por que um burrico? oc
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA oc
 



INTEGRIDADE %

 

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

25 de março de 2019

Vinte e um anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Integridade: A Arte de Ser um Ser Completo

Por Jim Mathis

 

Já faz algum tempo que escrevi sobre integridade e sua importância para o ambiente de trabalho. Integridade vem da mesma raiz de “inteireza” ou “integral”, significando um ou completo.  Uma maneira de descrever uma pessoa com integridade é alguém que é o mesmo o tempo todo.  Oswald Chambers expressou isso muito bem ao dizer: “Sinceridade significa que a aparência e a realidade são exatamente a mesma.”

 

O contrário de integridade seria “duas caras” ou um hipócrita, um ator usando uma máscara ou representando um papel.  O que você vê não é necessariamente o que você recebe.  Nós sabemos que isso geralmente existe na esfera da política, mas também se manifesta em outras áreas da vida, inclusive no mundo empresarial e profissional, onde as pessoas fazem o que for necessário para ganhar um contrato ou fechar uma venda.  Mesmo que isso exija uma representação falsa.  

 

A integridade tem diversos aspectos.  Sinceridade, como Chambers observou, é um elemento dela.  Também o é a honestidade;  mas existem muitos outros aspectos referentes a ela.  Quando comecei meu próprio negócio 44 anos atrás a primeira coisa que fiz foi desenvolver e imprimir uma lista de preços.  Eu queria cobrar de todo mundo o mesmo preço pelo mesmo serviço ou produto, não importando quem fosse.  Para mim ser consistente na precificação é parte básica da integridade nos negócios.  

 

Outro aspecto é apegar-se firmemente a um código moral.  Em meu papel ocasional como contador, auxiliando pessoas a fazer suas declarações de renda, é preciso manter um alto padrão.  Na verdade, é ilegal preparar, registrar ou assinar uma restituição de impostos se suspeitarmos de que alguma parte dela não seja 100% exata por qualquer razão.  Se eu suspeitar que um cliente não esteja fornecendo informações exatas sobre rendimento ou gastos posso recusar-me a fazer a declaração e ter a segurança de que a companhia vai me apoiar.  

 

Conheço muitas pessoas que trabalham para organizações públicas ou privadas, até mesmo entidades governamentais, que são solicitadas a fazer coisas que não são do interesse de seus clientes ou do público em geral.  Questões desse tipo aparecem muito nos noticiários.  Pessoalmente, eu me demitiria imediatamente de um emprego que insistisse em me fazer transigir com minha integridade ou caráter de alguma maneira. 

 

A Bíblia enfatiza a importância da integridade.  Só o livro de Provérbios apresenta inúmeras passagens acerca de virtudes tais como integridade e honestidade.  Aqui estão alguns exemplos:  

 

A segurança da integridade. Viver e trabalhar com integridade proporciona salvaguardas contra as consequências de agir erroneamente.  “Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto.” (Provérbios 10:9).  “A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói.” (Provérbios 11:3.  “A retidão protege o homem íntegro, mas a impiedade derruba o pecador.”  (Provérbios 13:6).

 

O forte fundamento da integridade.  Assim como um fundamento sólido estabiliza a casa, a integridade serve como forte fundamento para uma empresa e também para a vida individual.  “Os lábios que dizem a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa dura apenas um instante.” (Provérbios 12:19).  “O rei que exerce a justiça dá estabilidade ao país, mas o que gosta de subornos o leva à ruína.” (Provérbios 29:4).  

 

Todos nós necessitamos de uma conduta de vida examinada, na qual sejamos abertos e honestos com nós mesmos e com os outros; precisamos estar conscientes da forma que desejamos agir e que espécie de legado queremos deixar.  Meu objetivo é ser o mesmo o tempo todo, apresentar a mesma face para todo mundo, em todas as situações:  ser uma pessoa íntegra.  

Próxima semana tem mais!   _     Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de 'Câmaras de Alto desempenho', livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto..


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1. Como você define integridade?

2. Você pode lembrar-se de alguém que demonstrou grande integridade mesmo quando as circunstâncias pediam que ele agisse de modo contrário?

3. E quanto a alguém que tenha demonstrado claramente falta de integridade?  Quais foram as circunstâncias e o resultado?  Quais suas impressões mais duradouras sobre isso?

4. Quando a integridade aparenta oferecer tantos benefícios, inclusive uma consciência limpa, por que, em sua opinião, a falta de integridade geralmente está tão presente no ambiente de trabalho atual? 

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11:1;  12:22; 13:17;  16:11;  19:5,9; 20:14, 17, 25;  21:6;  29:10. 

-------------   --------------------   ---------------------------   ---------------------  ------------- 

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.

 

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escreve ndo, 'REMOVER' no campo de assunto.








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2019 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.