Cada Dia, o Ano Todo!
Abril
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

04 1º. de abril: dia da MENTIRA oc
02 11 Quaresma oc
03 21 *Outono oc
03 20 * Início do out 21.03 oc
04 01 COMO começou ? oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
03 22 *** ÁGUA !!! 22.03 oc
03.21 outono:*Tempo de Frutos oc
dom de Ramos: PROVOCAÇÃO oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
 



Valiosa virtude %

  o artigo fala sobre ser ensinável e consultar  a Bíblia para adquirir sabedoria. Diz para 'meditar na Palavra'  (Sl 1.1-2) mas hoje há dificuldade e resistência em ler e até em se citar as Escrituras
'
Diz o SENHOR: Instruir-te-ei e te guiarei no caminho a seguir; os meus olhos estarão sobre ti para aconselhar-te.Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio; de outra forma não se sujeitarão'  Sl 32.8 - 9.   
'CONSIDERA.. .(as Escrituras e o que dizem os mais experientes)
                           > o Senhor te dará entendimento em tudo' 2 Tm 2.7

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                               http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                               https://manadasegunda.podbean.com/

2 de março de 2020

Vinte e dois anos servindo às comunidades empresarial e profissional


A Valiosa Virtude de Ser Ensinável

Por Rick Boxx

 

Tom, um CEO amigo meu, tinha em sua equipe de líderes um executivo promissor que estava enfrentando dificuldades no trabalho. Tornou-se evidente que esse indivíduo necessitaria de uma supervisão adicional até amadurecer e atingir o potencial que todos sabiam que ele tinha. Um dos problemas dizia respeito à relutância que o executivo júnior tinha de ceder a qualquer tipo de controle. Ele carecia de uma qualidade que Tom considerava fundamental para o crescimento pessoal e profissional de qualquer pessoa: ser ensinável .

 

Apesar de possuir a inteligência e o talento bruto para algum dia tornar-se um valioso membro da equipe, a resistência desse indivíduo à instrução e correção seria um obstáculo para qualquer avanço. Tom sabia que se o líder não se tornasse mais aberto às recomendações para mudanças ou aprimoramento era bem provável que tornasse ineficaz qualquer assistência ou ajuda oferecida nesse sentido.

 

Tom, não estando disposto a desistir de seu jovem executivo, agendou com ele uma reunião cara a cara para discutir a realidade do problema. Ele precisava provar que era ensinável, Tom explicou, ou então seria preciso considerar outras opções.

 

Felizmente, esse líder humildemente aceitou a oferta de Tom para receber orientação adicional, o que resultou em um rápido crescimento para ele e maior rendimento para a organização. Todos saíram ganhando, mas se ele tivesse resistido à mudança, ambos os lados perderiam.

 

As Escrituras repetidamente dão ênfase à importância de ser ensinável. Aqui estão alguns exemplos:

 

Ser ensinável leva à prosperidade. Existe um antigo ditado que diz: “Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos.” Podemos acreditar que seremos bem-sucedidos agindo independentemente, sem ajuda, mas agir assim quase sempre leva ao fracasso. Confiar na sabedoria e no discernimento de outras pessoas, porém, geralmente conduz ao sucesso. “O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no Senhor, esse é feliz.” (Provérbios 16:20).
  “Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.” (Provérbios 15:22).

 

Ser ensinável pavimenta o caminho para a sabedoria. Ao perguntarem a um jovem que estava querendo ser mentoreado por que ele queria um mentor, ele respondeu: “Eu quero aprender com os erros dele.”   **Exibindo um discernimento acima de sua idade, esse indivíduo compreendeu que não precisava cometer seus próprios erros, mas era possível aprender através dos erros que outros tinham cometido. ** Sabedoria usualmente é fruto da experiência, e se ganha experiência errando e fazendo as correções e mudanças necessárias.
“Ouça conselhos e aceite instruções:acabará sendo sábio    (Provérbios 19:20).

 

Ser ensinável significa buscar os melhores recursos. O mundo está cheio de conhecimento. Há centenas, milhares de livros sobre virtualmente qualquer assunto, e um suprimento infindável de informação através da mídia – TV, rádio, jornais e revistas. A Internet é como uma biblioteca na ponta dos seus dedos – uma cornucópia com conteúdo sobre praticamente qualquer coisa. Mas nós dispomos de um tempo limitado; assim, os recursos que usamos podem afetar não apenas nossa capacidade de sermos ensinados, mas também aquilo sobre o que aprendemos. Por que não consultar a Bíblia? Escrevendo a seus jovens discípulos, o apóstolo Paulo declarou: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (II Timóteo 3:16-17).

 

Ser ensinável é uma qualidade que todos nós deveríamos procurar naqueles que selecionamos para as áreas de liderança em nossas empresas  .

 

Próxima semana tem mais!


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você se considera uma pessoa ensinável? Explique sua resposta.

2. Pela sua observação, quais são as consequências de não ser ensinável? Você já se reportou a uma pessoa que parecia não ser ensinável? Como foi essa experiência?

3. Que passos alguém poderia adotar para ser mais ensinável? Qual o papel da humildade quando falamos da habilidade de desenvolver e manter a disposição para ser ensinável?

4. A sugestão final deste Maná é voltar-se para a Bíblia como um recurso importante de ensino. Você concorda, especialmente tendo em vista o atual ambiente de trabalho? Por quê?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 12:15; 19:27; 20:18; 24:5-6; 27:17; Efésios 2:10; Colossenses 1:28.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
 

Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: adm.mana@cbmc.org.br - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

 

1. Você se considera uma pessoa ensinável? Explique sua resposta.

2. Pela sua observação, quais são as consequências de não ser ensinável? Você já se reportou a uma pessoa que parecia não ser ensinável? Como foi essa experiência?

3. Que passos alguém poderia adotar para ser mais ensinável? Qual o papel da humildade quando falamos da habilidade de desenvolver e manter a disposição para ser ensinável?

4. A sugestão final deste Maná é voltar-se para a Bíblia como um recurso importante de ensino. Você concorda, especialmente tendo em vista o atual ambiente de trabalho? Por quê?

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 12:15; 19:27; 20:18; 24:5-6; 27:17; Efésios 2:10; Colossenses 1:28.







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.