Cada Dia, o Ano Todo!
Setembro
D S T Q Q S S
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

09 07 Independência oc
09 21 Primavera * oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
09 06 Saber o passado oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
09 11 Atitude na tragédia*
09 04 Perdão: arma espiritual oc Rv
09.22 SEM CARRO* ??? oc xx
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA I oc
*Devocionais de janeiro oc
Deus busca intercessores oc
 



Esperança na desesperança

z

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                                     http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                                  https://manadasegunda.podbean.com/

24 de agosto de 2020

Vinte e dois anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Procurando Esperança em Tempos Aparentemente Desesperançosos

Por Jim Langley

 

Sem dúvida, vivemos em tempos conturbados. Entre a pandemia global, agitação social, turbilhão econômico e as frequentes e severas instabilidades provocadas pelo clima extremo, muitas pessoas estão para lá de preocupadas – estão lutando com um sentimento de desesperança. Existem duas formas básicas de reagir em circunstâncias como essas: podemos afundar no desespero ou aceitá-las pela adversidade que na realidade são, mas usá-las como oportunidades de crescimento.

    O problema para muitas pessoas é que elas não sabem para onde se voltar quando a vida parece estar fora de controle. Algumas acabam retornando a comportamentos viciosos do passado. Há ainda aquelas que até mesmo tomam a decisão trágica e irreversível de “solucionar” seus problemas por meio do suicídio.

    Recentemente fiquei entristecido por ouvir de um de meus clientes que sua ex-esposa decidiu por fim à sua vida. Ela havia lutado contra a bipolaridade por vários anos. Embora tivesse uma apólice de seguro de vida, o rendimento resultante de sua morte não vai remover o sofrimento que meu cliente e seus dois jovens filhos terão que suportar, muito embora a mulher tenha deixado sua família vários anos antes. Eles perderam qualquer contato futuro com alguém que amavam.  Embora eu tente apoiar a família tanto quanto possível, geralmente há pouco consolo que se possa oferecer.

    Essa não foi a primeira vez que encontrei alguém que se rendeu a sentimentos de desesperança e não considerou o impacto que ações assim drásticas teriam sobre aqueles que lhe era mais próximos.

   Apesar de tais tragédias, cheguei à conclusão que procurar esperança em tempos que parecem desesperadores é uma empreitada que vale a pena. A vida é preciosa e vale a pena, não importa o quão desanimadoras as coisas possam parecer. Todos nós nos deparamos com dificuldades durante momentos de nossa vida. Precisamos entender que mesmo para seguidores de Jesus Cristo a vida nem sempre é fácil. Jesus disse a Seus discípulos: “...Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (João 16:33). Nossa esperança não pode estar nas circunstâncias que nos cercam, mas em Deus, Aquele que controla nossas circunstâncias.

    Também me senti encorajado pela conhecida música da Gaither Vocal Band, Because He Lives (Porque Ele Vive), que diz: “Porque Ele vive, posso crer no amanhã, Porque Ele vive, temor não há. Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida, Está nas mãos de meu Jesus, que vivo está.Estas são palavras poderosas para se ter em mente, porque todos nós nos encontramos muito mais vezes nos vales do que no topo das montanhas.

    Como empresários e profissionais, nós sempre buscamos o que é mais importante e o que está por trás das circunstâncias.

   Quanto à desesperança, esta é uma tática de Satanás, descrito na Bíblia como mentiroso e enganador, o inimigo de Deus.

   O seu objetivo é e sempre foi nos enganar e destruir nossas vidas. Nós, os que colocamos nossa confiança em Cristo como Senhor e Salvador, podemos estar certos de que o nosso bem-estar eterno está seguro. Sua obra de salvação e redenção aconteceu há cerca de 2.000 anos, cobrindo nossos pecados passados, presentes e futuros.

     O mundo ao nosso redor, que podemos ver e sentir, pode de fato nos levar ao desespero. Entretanto, as Escrituras nos asseguram: Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Mas, se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente.” (Romanos 8:24-25).

  Um mundo que vive torcendo para que sua esperança se realize dizendo: “Assim espero”, produz desesperança; mas a esperança bíblica produz uma segurança confiante e sincera, uma expectativa inabalável.

 

Próxima semana tem mais!


 

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Como os desafios deste ano afetaram você?

2. Durante esse tempo você alguma vez lutou com sentimentos de desesperança? Se não foi o seu caso, você conhece alguém que passou por isso? Como foi essa experiência?

3. Às vezes perguntamos coisas como: “Você acha que vai fazer bom tempo amanhã?” e alguém responde: “Assim espero.” Qual você pensa ser a diferença entre o “assim espero” e a esperança bíblica?

4. Como você reage ao ouvir alguém dizer que sua esperança está em Deus, mesmo diante de circunstâncias difíceis, aparentemente impossíveis?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Romanos 5:6-8; II Coríntios 4:18; Efésios 6:14-18; I Tessalonicenses 5:8-11; Hebreus 6:17-20.

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Texto de autoria de Jim Langley, agente e perito em seguros de vida (CLU), da New York Life, desde 1983. Membro ativo do CBMC Santa Bárbara, Califórnia, desde 1987. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: adm.mana@cbmc.org.br - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.



O CBMC Brasil convida para esta segunda 24 de agosto, as 20h: Evento no canal do Facebook:

http://www.facebook.com/cbmcbrasil/videos- Principios do Reino de Deus


z






Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.