Cada Dia, o Ano Todo!
Dezembro
D S T Q Q S S
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

10.12 oc...como CRIANÇAS!
11.16 Oc...República
11.19 Oc...Bandeira, para quê?
11.15 Oc...ESCOLHAS
* 11.23 Oc...*GRATIDÃO (maná)
11.24 *Dia de Graças. lei oc
05 07 Faça um cartão oc
11.20 Oc..Consciência negra,
11. 19 Oc...O que acontece?
11.25 Oc...* Thanks Hist
12 01...* PRÁTICAS dks
Dentro.Fora da IGREJA oc
11.14 ...ORA, BRASIL !
11.26 ...*Em tudo...? oc
11.20 Oc...Negros ilustres
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
11.09 DESACELERA oc
Converse com seu filho oc
é FERIADO oc
DIA DA BANDEIRA oc
Doando-se no Natal oc
*Devocionais de janeiro oc
Deus busca intercessores oc
 



Trabalha: para quê? %

obs do site: a Bíblia diz em Pv 16. 26   'a fome do trabalhador o faz trabalhar, pois sua boca o incita'_ O que que  incita  você a fazer o que faz, do modo como faz?  Convém saber que esta vida é apenas estágio para avaliar seu desempenho a fim de estabelecer a autoridade que vc terá no Milênio, ao reinar com Cristo.  ler parábola das Minas, Lucas 19.17  
 A finalidade do Tribunal de Cristo >  Rom 14.10-12,  2Co 5.10  
 - é  determinar o galardão,  2 Co 3.10-15
 -  que definirá a autoridade, Lc 19.17

 

Maná da Segunda, 09.11. 2020 

Para Que Você Realmente Trabalha?

Por Robert J. Tamasy

    Já houve momentos em que você se perguntou: “Para que eu estou realmente trabalhando?” Suspeito que a maioria de nós já imaginou isso de vez em quando. A labuta diária, a energia, o esforço e as longas horas gastas... Especialmente quando as metas e aspirações almejadas ainda parecem estar fora de alcance.  

                     Recentemente  ouvi uma história bem-humorada que tratava dessa frustração: Quando o rico magnata do ramo imobiliário morreu, deixou instruções para que seu corpo fosse cremado e suas cinzas fossem postas em ampulhetas e estas fossem dadas a seu banqueiro, a seu contador e ao agente do imposto de renda que ao longo dos anos havia conduzido inúmeras auditorias em suas contas. Em seu testamento, o rico executivo explicou seu raciocínio. Depois de se dar conta de quanto do dinheiro que tinha ganhado acabara indo parar nas mãos daqueles homens, o homem rico satirizou em seu testamento: “Passei grande parte da minha vida trabalhando para essas pessoas. Devo, portanto, continuar trabalhando para elas depois de morto.”

                Esse olhar cínico da vida não é incomum. Na verdade, no livro de Eclesiastes, no Antigo Testamento da Bíblia, o rei Salomão – reputado como tendo sido o homem mais rico e sábio do mundo - inicia com esta perspectiva: “Grande inutilidade! Diz o mestre. Grande inutilidade! Nada faz sentido!” (Eclesiastes 1:2). Você pode sentir a frustração do antigo rei? Ele continua:

 “O que o homem ganha com todo o seu trabalho em que tanto se esforça debaixo do sol?... Ninguém se lembra dos que viveram na antiguidade, e aqueles que ainda virão tampouco serão lembrados pelos que vieram depois deles'  Ecles 1:3,11
 
 Soa como o homem rico estava pensando ao ordenar que suas cinzas fossem colocadas dentro das ampulhetas. Daquele modo, pelo menos uma pequena parte dele permaneceria.

O rei Salomão prossegue a lamentar-se no seu livro: 
Por isso desprezei a vida, pois o trabalho que se faz debaixo do sol pareceu-me muito pesado.  Tudo era inútil, era correr atrás do vento. Desprezei todas as coisas pelas quais eu tanto me esforçara debaixo do sol, pois terei que deixá-las para quem me suceder. E quem pode dizer se ele será sábio ou tolo?...” (Eclesiastes 2:17
-19).

Então, isso é tudo? O trabalho que fazemos, as muitas horas e semanas e meses e anos que dedicamos para construir nossa carreira, no final não tem nenhum valor? Felizmente, as Escrituras não acabam com as queixas de Salomão. Na verdade, se quisermos que nossa vida tenha verdadeiramente um significado e impacto duradouros, tudo o que temos a fazer é seguir a exortação de Jesus Cristo dada durante o chamado Sermão da Montanha >  Mateus  cap 5 a 7

               Depois de muitas e vigorosas admoestações, inclusive algumas que iam contra as tradições e práticas daquele tempo, já existentes de longa data, Jesus assegurou a Seus ouvintes que suas vidas poderiam fazer uma diferença que se estenderia pela eternidade:  

Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Mateus 6:19-21).   Como podemos fazer isso?  Jesus providenciou a resposta: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas lhes serão crescentadas.” (Mateus 6:33). 
              
Eu poderia parafrasear isso desta maneira: Nós podemos gastar nossa vida trabalhando para nós mesmos, e deixar tudo para trás. Ou podemos nos dedicar a servir o Senhor e aos outros em Seu nome, e construir um legado, passando adiante os frutos do nosso trabalho

Próxima semana tem mais!


Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de 'Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace' e 'Tufting Legacies' (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu 'The heart of Mentoring' e tem editado numerosos outros livros, incluindo 'Advancing Through Adversity', por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você já pensou na pergunta “Para o que eu estou realmente trabalhando?” ou algo semelhante? Qual foi sua resposta?

2. Nos dois exemplos – do homem rico e do rei Salomão – aparentemente ambos concluíram que grande parte daquilo a que dedicamos nossa vida, especialmente no ambiente de trabalho, leva à futilidade e frustração.  Como você reage a essa perspectiva? Que impacto tal atitude exerce na forma como uma pessoa assim desempenha suas atividades?

3. Em contraste, vemos Jesus Cristo estimulando Seus seguidores a juntar tesouros nos céus, e não na terra. O que você acha que isso significa?

4. A última admoestação de Jesus é “buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça”. Como uma pessoa faria para tentar exercer isso no mercado de trabalho do século XXI e seu ambiente volátil, sempre em mudança e tão competitivo, especialmente quando a maioria das pessoas e empresas não fazem isso ou não desejam fazê-lo?  

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Eclesiastes 9:7-10; 12:13-14; I Coríntios 3:9;  10:31;  II Coríntios 5:17-

 

  z






Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.