Cada Dia, o Ano Todo!
Janeiro
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

10.12 oc...como CRIANÇAS!
* 12.10...Bela Mensagem (IBR)
01.25 ...Anchieta oc
* 12.17 ...Símbolos do Natal
* 12.18 ...Origem do Natal
01.25 ...Pequenos Começos oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
* 12.21...Início do verão
12.23 ... ***Por que 25 de dezembro?
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
* 12.13 Como temos a Bíblia? esc
01.02 Já leu a Bíblia toda? oc
Afinal, quem é ...
12.14 X Feriado pagão?
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
vamos ler juntos! oc
 



* Real significado %

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                                    http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                                 https://manadasegunda.podbean.com/

21 de dezembro de 2020

Vinte e três anos servindo às comunidades empresarial e profissional


O Real Significado do Natal

Por Robert J. Tamasy

 

Ao longo dos séculos, incontáveis bilhões de palavras têm sido ditas e escritas sobre o Natal. Alguns comentaristas ainda se engajam em discussões sobre “o verdadeiro significado do Natal.” Mas para aqueles que creem na Bíblia, só pode haver um significado: um bebê que receberia o nome de Jesus nasceu numa obscura cidade chamada Belém em circunstâncias humildes. Apesar disso, cresceu para se tornar a pessoa mais influente do mundo. Na maior parte do mundo, o calendário anual baseia-se no tempo estimado do nascimento de Cristo, daí A.C. (Antes de Cristo) e D.C. (Depois de Cristo – ano do nosso Senhor).   Embora o Natal seja celebrado em 25 de dezembro, ninguém sabe a data exata do nascimento do menino Jesus. Entretanto, sabemos algumas coisas a respeito daquele evento: não havia árvore de natal; Papai Noel não estava lá e os únicos presentes foram ouro, incenso e mirra.  

     No mercado de trabalho atual, o Natal é um momento importante porque as vendas do varejo aumentam drasticamente. Para muitas lojas – e agora também para sites online – as vendas dessa época determinam se o ano foi ou não lucrativo. Este é o motivo para que as vendas de varejo do “Natal” pareçam estar começando cada vez mais cedo a cada ano. 

         O Natal também significa o tempo em que no mundo empresarial se avalia o ano que chega ao fim e se começa a estabelecer novas metas para o novo ano. As festas de fim de ano também são uma tradição popular, embora este ano, com as preocupações do coronavírus e o distanciamento social, se houver festas, elas provavelmente serão bem diferentes. 

        Voltando ao real significado do Natal, encontramos uma explicação clara na Bíblia. O evangelho de Mateus apresenta um relato bem resumido do nascimento de Cristo, enquanto o evangelho de Lucas apresenta a maior parte dos detalhes em seus capítulos 1 e 2. Entretanto, em relação aos motivos do nascimento de Jesus Cristo ser tão importante, encontramos as descrições mais penetrantes na abertura do evangelho de João.  Aqui estão algumas delas:

 

A Palavra de Deus, Deus Encarnado.  Jesus não foi meramente um bom homem, um profeta ou um líder religioso carismático. As Escrituras nos dizem que Ele era Deus encarnado, a deidade em carne, Aquele que tomou parte da criação do mundo. “No princípio era Aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle; sem Ele, nada do que existe teria sido feito.” (João 1:1-3). 

 

A Luz para um mundo em trevas.  Nós vivemos no que aparenta ser um mundo em trevas. Jesus veio para trazer luz à escuridão e dissipar as trevas, de uma vez por todas. “Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens; a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.” (João 1:4-5) 

 

A Fonte de nova vida.  A maioria de nós está ciente de falhas, fraquezas, até mesmo de pecados dominadores em nossa vida que gostaríamos de mudar ou eliminar totalmente. Recebendo uma nova vida por meio de Jesus Cristo podemos experimentar essa mudança – não através do nosso próprio esforço, mas por meio dEle. “Contudo aos que O receberam, aos que creram em Seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.” (João 1:12-13).  

 

O exemplo supremo.  A Bíblia nos diz que Jesus Cristo é o Salvador enviado por Deus para toda a humanidade. Também lemos que Ele é um grande Mestre, bem como o modelo definitivo de como nós devemos viver e interagir com os outros, inclusive com Deus. “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a Sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:14).  

Próxima semana tem mais!


 

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Qual definição lhe vem à mente para explicar o “significado do Natal”?

2. Qual o impacto exercido por Jesus Cristo no mundo em que vivemos tanto individualmente como em sociedade? Existe outra pessoa, em sua opinião, que tenha exercido maior impacto na vida das pessoas ao longo dos séculos – inclusive no século atual? Explique sua resposta.

3. Jesus impactou a sua própria vida? Descreva o que isso significa para você.

4. Das descrições acerca de Jesus apresentadas em João 1, qual a mais significativa para você?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Mateus 1:18-25; Lucas 1:26-55; 2:1-20; João 10:10; 14:6-7; II Coríntios 5:17.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de 'Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace' e 'Tufting Legacies' (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu 'The heart of Mentoring' e tem editado numerosos outros livros, incluindo 'Advancing Through Adversity', por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Qual definição lhe vem à mente para explicar o “significado do Natal”?

2. Qual o impacto exercido por Jesus Cristo no mundo em que vivemos tanto individualmente como em sociedade? Existe outra pessoa, em sua opinião, que tenha exercido maior impacto na vida das pessoas ao longo dos séculos – inclusive no século atual? Explique sua resposta.

3. Jesus impactou a sua própria vida? Descreva o que isso significa para você.

4. Das descrições acerca de Jesus apresentadas em João 1, qual a mais significativa para você? 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Mateus 1:18-25;  Lucas 1:26-55; 2:1-20;  João 10:10; 14:6-7;  II Coríntios 5:17.   







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2021 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.