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She 31 Amiga, PREVINA-SE

  She  31  PREVINA-SE 

Prevenindo  o  futuro:a Bíblia ensina a sermos previdentes e  prevenidos 

Copiar  Pv  27.12 e   Lc 14.28-32 , Sl 103.5     

Também diz:
Ele enche a tua boca de bens de sorte que tua  mocidade se renovaCOMO A DA ÁGUIA 
*Achava lindo!  até  ficar sabendo como  isso acontece _ aos 40 anos,  a águia  retira-se para lugar bem alto onde arranca todas as suas penas e unhas e, a seguir, bate com o bico na rocha até que este caia  todinho.
É processo doloroso:  isolada, violenta-se, passa fome,precisa dar um tempo até ser renovada.Requer determinação Mas,vale a pena! pois lhe acrescenta 30 anos de  vida
 
* Queridas,escrevo às mulheres, filhas de Deus, princesas:30/40 anos é a idade do apogeu feminino:  ápice da sexualidade [interno] e do charme[ externo], se bem trabalhado até então.·        
A partir daí, depende de cada uma o que será depois.
* É preciso traçar plano de ação,estabelecer modo de viver  e de comer de acordo com princípios de nutrição e saúde, muito difundidos hoje. * *Tendências genéticas à parte, [com exceções que  confirmam as regra] vejamos o que temos pela frente:
* A cada ano, seu metabolismo irá ficando mais lento de forma que, inexoravelmente, irá engordando MEIO  quilo por ano, significando que aos 60, pesará mais 10 quilos do que aos  40. Hormônios, começam  a se alterar, influindo na disposição, apetite sexual, aparência  em geral,e começam os famosos calores da menopausa. A menor absorção  de  cálcio  causa  a  osteoporose. 
Só que ninguém avisa nada, antes
* Quando começarem os sintomas, e como boas brasileiras terá passado um bocado de tempo até  procurarmos um médico, aos poucos, iremos sendo informadas, mas só à medida em que mais sintomas forem aparecendo.  
Caramba !     Por que não disseram isso antes ?
*Bem, a Bíblia diz para fazermos aos outros o que gostaríamos que fizessem para nós, Mt 19.19.     Eis a razão desse folheto: estou informando modo de viver que propiciará chegar aos 60 anos( passa tão rápido!) na melhor forma possível Se você se der por avisada e tomar as medidas necessárias, terá uns 20 anos (e eles voam !)  para amenizar os efeitos do tempo sobre seu organismo.Todas essas informações foram sendo adquiridas através dos anos, aos poucos, através de médicos, livros, revistas especializadas ou femininas, entre outras fontes
Para funcionar bem, o corpo precisa cada dia  (parece que falo de hora silenciosa! tão necesária )
1-carboidratos, 2-gorduras, 3-proteínas, 4-vitaminas, 5- sais minerais, 6- água
                                                                                                   muita água
!
1
- Carboidratos , Fornecem energia.O excesso é armazenado como gordura.
    Fontes
: açúcar  farinhas e grãos(arroz, feijão, ervilhas, lentilhas, grão de bico,etc)
2-Gorduras
, o excesso é armazenado como gordura; São necessárias inclusive para aproveitamento de certas vitaminas.Fontes: os óleos, margarinas, creme de leite, patês,  carnes,embutidos, laticínios, frituras.
3-Proteínas ,
reconstrutoras das células.ATENÇÃO: o excesso não é armazenado. 
              Fontes
: Carnes, ovos, leite, soja.
4- Vitaminas  e 5-Sais Minerais  são
 reguladoras  do metabolismo, processo químico que faz as funções do corpo funcionar. Também não são armazenadas. 
                                                    
Fontes:
Verduras, legumes e frutas
6- Água,essencial  a todas as funções, e  à  vida ! Só camelos possuem “reservatório”natural de  água .Então, para o bom funcionamento do corpo,cada dia é preciso ingerir certa porção de todos esses nutrientes.cuja deficiência causam não apenas doença  mas  baixam nosso rendimento. J Como Deus é Maravilhoso: POR ISSO  o povo precisava recolher a porção de cada dia  do maná 
-
São sinergéticos, isto é, - precisam uns dos outros em proporções certas para serem aproveitados:a
lguns alimentos  e remédios  afetam a absorção  ou  aumentam  a eliminação de certos nutrientes LEIAM AS BULAS. INFORMEM-SE
 EX: O CAFÉ IMPEDE A ABSORÇÃODO CALCIO:
       > se tomar café com leite, o cálcio não está sendo absorvido.
           Na zona cerealista, em SPaulo, vende CEVADA SOLÚVEL : para tomar com leite fica bom.
ex: o ferro da carne é melhor absorvido pingando-se  limão.
             e por aí vai... So quie ninguém conta !
       

*A questão é: como se alimentar corretamente, ingerindo o suficiente e necessário para cada dia, e ainda, contrabalancear  os desequilíbrios.
 *O mais simples e prático modo de  calcular o que e quanto ingerir diariamente li numa revista (?) distribuídos
em  refeições a cada 3 horas, EX
7 horas  Desjejum: 1 fruta(de preferência,  laranja ou banana) 1 copo de leite desnatado  ou  de  soja,
pãozinho sem miolo ou  2 fatias de pão de forma / ½ xícaras de fibras  [ sem açúcar ]
10 horas  Lanchinho: 1 fruta,  pode ser com 1 colher de sopa de aveia
13 horas  Almoço: Principalmente : verduras, e legumes (1 prato raso) com “um fio” de azeite.
  Carne e frango: do tamanho da palma da sua mão,
            
Peixe = a palma + os dedos.
Ovos, substituem carne 1 ou 2 vezes por semana  Opcional: 2 c.de arroz +2 de feijão ou  3 de macarrão ou    2 Batatas    
                         #
A colher é daquelas grandes, de servir arroz
 
16 horas  Lanchinho: 1 fruta,  pode ser uma maçã FRUTA FRESCA É A MELHOR PEDIDA. 
                ( ou comer a maçã às 10h e a fruta com aveia  no lanche, dependendo de sua fome)
                   Barrinhas de cereal é enganação tem açúcar e gordura p'ra valer.  
                    Acostume-se a ler rótulos: tudo tem açúcar Não compre, Não coma.

19 horas    Jantar, do mesmo modo que o almoço
                  ou... aprendi num SPA : cozinhar dois xuxs com louro e 2.3 dentes de alho +sal
                                                      bater no mix.como um purê meio ralo
                                                      Juntar carne moída ( já frita ( compro 1 kg frito eo congelo)
                                                                queijo ralado
Obs: pode deixar pronto cedo,antes de sair para o trabalho e, ao chegar em casa, à  noite, a sopita sustentadora já estáo pronta _  é só esquentar e tomar. Reforçada, pronta para continuar a jornada. 

22h             Ceia. =  chá ou  leite com  2 ou 3  bolachas água e sal.
É o básico, essencial e necessário!  Antigamente, comia-se assim, normalmente.
- Tudo era feito em casa. A comida era cara e regulada .Os ingredientes das receitas eram farinha, ovos,leite, manteiga e açúcar / sal. [fermento]  Só !  Hoje , come-se demais: gasta-se  com  comida  e com academias para gastar o que se comeu a mais
            - 
Convém voltar à simplicidade dos hábitos saudáveis. 
ah!  Para se formar um hábito é preciso repetir uma ação 35 vezes seguidas !
- É mais eficaz ir substituindo hábitos aos poucos, não por imposição médica ou para emagrecer, mas por ser saudável. Irá se sentir melhor, terá melhor rendimento, evitará gastos  com remédios podendo usar o dinheiro com lazer ou cuidados  pessoais
*Incentivada, terá mais chances de conseguir ótimos resultados  a médio e a  longo prazo.
 -  Melhor ainda, previne muitos inconvenientes da meia idade e velhice.
    Cozinhar lugumes com folhasde louro e dentes de alho: cozinhe dois ou tres da cada vez, e use a água para sopas ou por no  arroz ou  feijão  ( no site www.perolasprecisoas.com.br ver linkDICAs)

* Lembre-se_  é preciso comer a  cada  dia  
o que é melhor  e   oferece  mais...
-  1 cenoura, 1 pimentão, 1 cebola peq, 2  alhos. É melhor cru . No frio, apenas aferventado, na sopa.  Para a família, incluir no arroz, cozidos, tortas, saladas
Frutas: Laranja, diáriamente, pelo menos 1, cedo.Maçã, 1 por dia., pequena!  Banana, com aveia e canela: sustenta e evita comer pão .
 
Mamão, é rico em enzimas,evitar o papaia . Abacaxi, melão melancia, morango.
- Verduras, de folhas escuras, diariamente:  couve, brócolis,agrião espinafre, chicória. A
lface, muito alface...[ escarola, acelga]
- Legumes , escolha o método do visual colorido:
  Branco
(couve-flor,  acelga, nabo, rabanete)

 
Verde(abobrinha , vagem, couve de Bruxelas)
  Laranja ( abóbora, tomate vermelho, pimentão vermelho)
  
Escuro
(berinjela, repolho roxo, tirinhas de algas)
-
Diariamente, use 2 colheres de sopa rasas de  Aveia  e / ou  Gérmen de trigo sem torrar. 
Gérmen de trigo  ou  levedo de cerveja, comprimidos

Soja:
a) Leite #
 
 Para dissolver mais fácil e melhorar o sabor, juntar  adoçante em pó ou açúcar canela, nescafé ou cevada solúvel, se gostar. Despejar água quente por cima
     ah
! na zona cerealista  vende colágeno hidrolisado : tem gosto de baunilha
         Ingerir
soja evita ou diminui sintomas da menopausa.
b) Em grânulos
[não farinha] c/ leite, sopas, mamão  
                         Tofu: queijo branco, sem gosto _ puro  ou  pedacinhos  em cozidos,saladas.

ALGUÉM ME DISSE: TEM RÓTULO, NÃO PRESTA

Substituições:
  - Iogurte por coalhada feita em casa: misturar groselha ou suco de laranja
  -Sardinha e atum em lata [ light] substitui a carne
  - Procure usar o fubá em vez de farinha de trigo: Broa por  pãozinho
  - Milho fresco  por ervilha em lata 
  -  A
çúcar cristal  por  açúcar refinado.
  -
  Chá mate,suco de frutas naturais, em vez de   refrigerantes
  - Cozidos  e assados  em vez de  frituras. 
  -  Sobremesas: frutas ou  compotas com queijo  
 
- Sorvetes de frutas  em lugar dos cremosos.
  -
Pão de queijo em vez de croissant ou folheados.
 
  -
Salsichas light, não mais do que 2, às vezes.
-                
                         
Elimine recheios e coberturas  de  bolos e sorvetes
* Com cafezinho,servir  biscoitos de polvilho, dos fininhos ou  waffles [ 2 ou 3]
* Queijos_ prefira os brancos Minas, ricota,  Muzzarela.
                 Quanto mais amarelo e picante,menos light 
***
Algumas interações interessantes de se saber:
- Apenas 1 aspirina, triplica a eliminação da vit C
-
Cafeína impede a absorção do cálcio (café, coca-cola, chocolate)
- Cálcio precisa  de vit D (sol da manhã ) e fósforo ( lecitina de soja)
- Óleo mineral como laxante, pede complemento de vit A
- -Anticoncepcionais  pedem complemento de vit 

*Recomendações:   * Sol da manhã, antes das 10h, produz  vit D
* Exercícios, podem ser feitos na cama, vendo TV
* Caminhada a ritmo regular por 1 h ou mais, com  respiração funda e regular (surte mais efeito) Firma os músculos. Conserva a agilidade  das juntas.
Ativa a circulação
( saúde das células)  Oxigena  o sangue  e  o  cérebro
*Sol+exercícios+cálcio  previne  osteoporose 
* Soja, muita soja, previne  sintomas da menopausa
*Levedo de cerveja + complexo B = bomba de energia para  épocas  extenuantes 
                                                  como fim de ano
*Três castanhas do Pará por dia: anti-velhice 
-  Óleo de fígado de bacalhau fornece  ômega 3.  
   
*Ameixa seca_ faz bem ao intestino e retarda cabelos brancos
           ( pode ser ingerida no lanchinho da tarde )

·         Tenha dó de sua pele: h i d r a t e - a !
   
 É o invólucro natural do seu corpo,  > Accolada do AVON com colégeno e elastina é muito bom para ser usado religiosamente todos os dias.         Hidratante após o banho !!!!
mais importante do que as roupas que você veste  ou a casa em que você mora.
                                    
 Cuidou de sua pele HOJE ?

·         Acima de tudo, LEIA A BÍBLIA TODOS OS DIAS, mesmo que não entenda nada, de tão cansada ! Mesmo que tudo lhe pareça irreal, impossível ! Mesmo que “não sinta nada! “ Não veja nada !           *É o melhor conservante da juventude, Sl 103. 5 
      *
Renova as forças   Is 40.31 /   
* Cura a alma   Sl 19. 7  
      *
Faz-nos florescentes até à velhice,Sl  92.14   #
  







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