2
No paraíso, hoje mesmo!
“Jesus lhe respondeu: eu lhe garanto, hoje mesmo estarás comigo no paraíso” Lc23.43
Esta foi a segunda palavra de Jesus na cruz. Nosso Senhor foi crucificado entre dois ladrões, dois homens comprovadamente culpados. Temos o relato de uma cena, um diálogo que aconteceu entre os crucificados.
Um dos ladrões insultou Jesus, questionando a identidade e o poder do Senhor para salvar a si mesmo e eles. Mas antes de qualquer resposta de Jesus, o outro ladrão fez um discurso e um pedido.
Primeiro ele acusou o outro ladrão de não temer a Deus, reconhecendo que insultar Jesus era uma afronta a Deus. Depois ele reconheceu que eles, os dois ladrões, eram culpados, infratores, pecadores e estavam recebendo a punição devida aos seus crimes.
Em outras palavras, ele entendeu que eram responsáveis e estavam recebendo a justa consequência do que fizeram, comprovando o que Paulo disse em Rm6.23: “o salário do pecado é a morte”.
Mas este ladrão foi além. Ele disse sobre Jesus: “este homem não cometeu mal algum”. Ele reconheceu quem era Jesus e sua inocência, sendo assim uma testemunha do Senhor. Um ladrão, condenado e crucificado, pode ser testemunha de Jesus? Sim, foi exatamente o que aconteceu.
A próxima fala deste ladrão foi um pedido que revelou a sua fé: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”. Como pode uma pessoa fazer um pedido a alguém pregado na cruz, com os minutos contados para morrer?
Em Jesus ele viu mais do que um corpo morrendo. Ele viu o Senhor vivo e em Seu Reino; reconheceu em Jesus o Messias. E por isso, pediu a Jesus que lembrasse dele, expressando sua fé no Salvador.
Jesus, que não respondeu aos insultos da multidão, dos soldados e do outro ladrão, diante do pedido e da fé deste pecador, rompeu o silêncio e disse: “hoje mesmo estarás comigo no paraíso”. Paraíso significa vida eterna, vida com o Senhor em Seu Reino.
Após a morte temos duas, e apenas duas opções: paraíso ou inferno. O que decide para onde iremos é a nossa fé em Jesus como Salvador, ou não. O ladrão da cruz creu em Jesus e recebeu a certeza da vida eterna, assim como lemos na segunda parte de Rm6.23: “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Que o nosso coração se renda humildemente a Jesus dizendo: “Senhor, lembra-te de mim...”, e que a nossa fé no Senhor nos conduza a testemunhar sobre o Salvador e Seu bendito Reino!